Processo do lixo acaba no lixo - Por Valdemir Caldas

Além de ferir os princípios da constitucionalidade, publicidade, impessoalidade e economicidade, a medida, em se concretizando, acarretaria danos ao erário.

Processo do lixo acaba no lixo - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), acaba de sofrer mais uma derrota. Primeiro foi o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE/RO). Depois, o Ministério Público Estadual (MPE/RO). Em seguida, a Câmara Municipal de Porto Velho. Agora, foi a vez de a Controladoria Geral do Município (CGM) jogar a última pá de cal no famigerado processo nº. 10.1021-000/2014, referente à contratação, em caráter emergencial, do serviço de coleta de lixo, justificando que o ato estaria eivado de irregularidades.

Em seu parecer, o auditor do município, Júlio Cesar Brito de Lima, recomendou à imediata anulação do processo administrativo, dada a existência do que chamou de “vícios insanáveis” na formação do ato, como, por exemplo, a dispensa de processo licitatório para a contratação de um serviço público cujo montante superaria a casa dos milhões de reais. “Somente um neófito, um leigo, um completo desconhecedor da Lei de Licitações e Contratos dispensaria o procedimento de chamamento público para a contratação a que se pretende”, observou o auditor.

Além de ferir os princípios da constitucionalidade, publicidade, impessoalidade e economicidade, a medida, em se concretizando, acarretaria danos ao erário.  Por isso, a melhor coisa que o prefeito Nazif devia fazer era jogá-la na lata do lixo. Não sem antes, contudo, exonerar o assessor (ou assessores) incompetente que o induz a embarcar, mais uma vez, numa canoa furada.

De bom alvitre, portanto, a inciativa dos vereadores Everaldo Fogaça (PTB), Eduardo Rodrigues (PV) e Cabos Anjos (PDT), que, sentindo o cheiro de podre no ar, resolveram colocar a mão na ferida, resultando na descoberta de mais uma lambança praticada pela atual administração Nazif.

Quando se diz que o prefeito está cercado de incompetentes, há quem veja nisso algo pessoal, perseguição, discriminação, ou qualquer coisa do gênero, mas não é bem assim. A prefeitura de Porto Velho tem excelentes quadros. O problema é que o prefeito parece que só gosta de ouvir os que lhe dizem amém, relegando a capacidade técnica e a experiência profissional a um plano secundário. O resultado disso é o que se tem visto, ou seja, uma patacoada atrás da outra.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS