Presidente do TRE/RO garante eleição segura apesar da danificação da sede da Justiça Eleitoral

Presidente do TRE/RO garante eleição segura apesar da danificação da sede da Justiça Eleitoral

Presidente do TRE/RO garante eleição segura apesar da danificação da sede da Justiça Eleitoral

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Péricles Moreira Chagas, acompanhado do juiz eleitoral Juacy Loura Júnior, em palestra que proferiu nesta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa, assegurou aos deputados que haverá total segurança na condução das eleições de 2014, em Rondônia. O magistrado disse que, apesar da interdição do prédio-sede da Justiça Eleitoral por conta da enchente do rio Madeira, as urnas foram salvas e há dedicação de todos os integrantes da instituição para o êxito do pleito.

Moreira Chagas enfatizou que as eleições, com a eleição do presidente do Brasil, formação da Câmara dos Deputados, parte do Senado e das Assembleias Legislativas, é o evento mais importante de 2014 para o País. “São 32 partidos lutando pela representatividade da República Federativa do Brasil. Isso tem que ser dito. A Justiça Eleitoral cuidará com esmero do pleito. Atuará na fiscalização e vai agir mais firme contra a compra e venda de votos. Em Rondônia, a Justiça Eleitoral, além dos juízes e servidores, contará com a Patrulha Eleitoral, que é uma ideia do TRE/RO, no combate a propaganda irregular. São estudantes com o propósito de zelar pela lisura das eleições. Eles estão recebendo treinamento para firme atuação”, disse o presidente do TRE.

Em seguida, Moreira Chagas apresentou um vídeo que demonstra o quanto foi afetada a sede da Justiça Eleitoral de Rondônia por conta da enchente do rio Madeira. Comentou que houve prejuízo para o atendimento do eleitor, mas que hoje a situação já está normalizada. “Estamos trabalhando no Centro Político Administrativo do Governo (CPA). Vamos conduzir as eleições desse local. Agora, depois teremos que retornar à sede da Justiça Eleitoral. Aí a situação merece uma reflexão. Será que o prédio está em condições de atender o bom funcionamento da instituição? Estamos contratando uma perícia para a avaliação do prédio. Depois disso, poderemos pensar em construir uma nova sede ou adquirir, através de compra, de um novo prédio para comportar a sede do TRE/RO. Estamos pensando algo, mas tudo depende da avaliação técnica, pois não sabemos se no próximo ano nova enchente irá afetar o prédio-sede”, comentou.

Outro ponto abordado pelo desembargador Moreira Chagas foi sobre a consciência do eleitor. Ele disse acreditar que as mudanças estão acontecendo e que a esperança do brasileiro, a cada dia, fortalece o espírito de que políticos interessados nas causas populares precisam ser escolhidos. O presidente do Tribunal Eleitoral de Rondônia falou a deficiência do sistema de saúde pública e da extensa carga tributária do carregada pelo povo brasileiro. E questionou: “será que vamos nos livrar dos maus políticos, dos que pensam em benefícios próprios? Esperamos que isso aconteça. A esperança está no gesto transformador do cidadão, através do voto consciente”.

O magistrado falou que depois tem que retornar à sede, mas tem que saber como estão às estruturas do prédio e que está contratando uma perícia para saber se as estruturas do alicerce estão segura. Após, é que se avaliará o custo da reforma do prédio. “Tem que se pensar se a mesma tragédia se repetirá no próximo ano. Alguém vai ter que assinar garantindo que vale a pena a reforma do prédio”, destacou Moreira Chagas.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), anunciou, na ocasião, se o novo prédio do Poder Legislativo for concluído até o mês de dezembro deste ano, passará a atual sede da Assembleia para a Justiça Eleitoral. “Contudo, defendo a parceria com a Justiça Eleitoral, através da publicidade institucional, para focar no voto consciente”, observou. Hermínio citou que onde a água chegou no prédio-sede da Justiça Eleitoral, o ideal seria demolir, pois não se sabe se a cheia voltará no próximo ano.

Já o deputado Cláudio Carvalho (PT) falou que o cenário que presenciou sobre o prédio do Tribunal Eleitoral é desolador. Defendeu que onde chegou a água precisa ser destruído. Carvalho defendeu o voto consciente e enfocou que quer a maior participação da mulher na política. Disse que o eleitor está melhorando na escolha, mas que o processo é lento. “Estou confiante na Justiça Eleitoral”, completou.

O deputado Luizinho Goebel (PV) enalteceu que foi através de parceria com a Assembleia Legislativa que hoje temos a cartilha das eleições desse ano. Material bem produzido de forma prática e fácil de entender. Falou sobre o transtorno e prejuízo causado pelas cheias no prédio do TRE/RO. Frisou o valor para recuperação do prédio que pode chegar ao custo de R$ 50 milhões.  Luizinho criticou o Governo Federal que mandou ajuda de apenas R$ 6 milhões para atender as necessidades que são bem maiores.

Disse ter a preocupação com questão da compra de voto nas eleições. “Muitas vezes o político quer fazer o certo e se compromete, na boa fé, apesar disso, muitas vezes está infringindo a Lei eleitoral”, frisou. O deputado disse ainda que acredita na justiça eleitoral e na atuação dos profissionais que tem buscado orientar tantos os políticos quanto os eleitores. Somos solidários ao pleito do TRE e nos colocamos a disposição para ajudar.

Colocou em dúvida de quem é culpa das enchentes. “Será que é uma força da natureza ou tem relação com a construção das Usinas do Madeira?” Indagou.

O deputado Adelino Follador (DEM) parabenizou a atuação do Tribunal Regional Eleitoral em Rondônia. Disse que o Poder Legislativo é solidário a situação pelo qual passa a instituição que perdeu o prédio onde atuava.”Estamos a inteira disposição e somos parceiros do Tribunal”, frisou.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS