OLHAR POLÍTICO – Partido expulsa vereador preso na Apocalipse – Por João Paulo Prudêncio
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Expulso
A diretoria do PTC em Porto Velho com aval da sigla nacional decidiu pela expulsão do vereador Jair Montes, preso durante a operação Apocalipse no último dia 04 de julho na capital. A expulsão foi protocolada nesta quarta-feira (31) pelo TRE/RO.
A decisão
Os membros do partido se reuniram na última segunda-feira (29) e colocaram em votação o pedido para a saída de Jair Montes do partido. O referendo foi unânime em decidir pela expulsão do vereador da legenda Cristã.
Primeiro
Desde a deflagração da operação que envolveu o nome de cinco deputados estaduais e cinco vereadores, o PTC é o primeiro que se movimenta para expulsar o seu filiado. Sabendo que corre o risco de perder sua cadeira no legislativo municipal.
Até porque
Mesmo preso e indiciado, Jair Montes continua com seu diploma de vereador, assim que retornar do presídio poderá assentar-se a sua cadeira. O partido pode pleitear a vaga, porém não é garantido que mesmo expulso de sua legenda Jair possa deixar de ser vereador. Assim seria se a mesma medida fosse tomada pelos outros partidos.
São eles
PV, PSD, PT, PDT, PMDB, PT do B e PRB, todas essas legendas deveriam exigir publicamente esclarecimentos de todos os parlamentares envolvidos na Apocalipse. Seria uma mínima demonstração de respeito pela sociedade e principalmente com seus filiados.
Principalmente
Para um partido ser forte é necessário que ele tenha a confiança e o respeito da população. Os esclarecimentos devem ser exigidos e as devidas medidas tomadas, principalmente para evitar que um nome macule toda a legenda e a leve ao desprezo popular.
Quanto à cadeira
Se for comprovado o envolvimento dos parlamentares, cabe a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa se movimentarem para punir exemplarmente os envolvidos. Caso o parlamentar for expulso e perder seu diploma a cadeira volta à legenda.
Porém
È perceptível que tudo isso depende e muito da pressão da opinião pública e sociedade organizada.
Sistema Parado
O Departamento de Trânsito de Rondônia há muito tempo vem sendo sinônimo de lentidão e dor de cabeça aos seus usuários, mas desde o inicio de 2012 até agora a situação vem se agravando de uma forma assustadora.
Mais uma vez
O acesso ao sistema RENAVAM ficou paralisado durante toda a quarta-feira (31) após uma pane ainda não explicada no sistema. A previsão para o retorno dos atendimentos via RENAVAM ficou prevista apenas para amanhã às 09h00.
É claro
Isso irritou bastante as pessoas que procuraram os serviços do DETRAN nas unidades do setor Industrial e zona Leste de Porto Velho. Eles alegam que essa não é a primeira vez, aliás, é surpresa quando o sistema está funcionando. Essas contínuas paralisações causam prejuízos aos contribuintes, mas não ao DETRAN que cobra efetivamente suas tarifas.
Descaso
Que a cultura e o patrimônio histórico e artístico em Porto Velho é algo considerado um subproduto pelos gestores públicos rondonienses é inegável. Porém um flagrante de como a falta de respeito pela história pode chegar ao cumulo veja como está o Painel Monumento aos Pioneiros, antes localizado no Trevo do Roque, saudava os visitantes de Porto Velho. Atualmente o local acondiciona um grande elefante branco.
Fale com o Olhar Político
O Olhar Político é uma coluna assinada pelo jornalista João Paulo Prudêncio, mande informações e opiniões através do e-mailjoaoprudencio@rondoniaovivo.com ou entre em contato com a redação do jornal eletrônico Rondoniaovivo através do telefone (69) 3229-8673.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!