Uma reunião realizada nesta última segunda-feira (27) com os representantes municipais do PDT (Partido Democrático Trabalhista) deu inicio as preposições de uma possível candidatura própria do partido para a prefeitura de Porto Velho.
Com o slogan 2012 é 12, o PDT tenta ampliar sua base política na Câmara de Vereadores e ampliar sua base política. Com isso veja alguns nomes do PDT que podem concorrer à prefeito no pleito desse ano.
Nomes
Entre os nomes que compõe o PDT alguns se destacam pelo trabalho que vem realizando na capital. Entre eles, um dos mais cotados para concorrer à vaga de prefeito é o atual secretário da SEMUSB (Secretaria Municipal de Serviços Básicos), Jair Ramires.
Ramires é um executor de obras de mão cheia, sempre faz questão de estar presente em qualquer serviço que é de sua alçada. Com seu peculiar jeito simples é um dos secretários mais acessíveis à população, colocando desta forma seu nome entre os mais lembrados pelo eleitorado.
Outro político da legenda que conta com um forte apoio popular é o do apresentador Dalton di Franco. Dalton já foi deputado estadual, porém atualmente seu reconhecimento se dá pelo trabalho que realiza à frente do programa veiculado na Rede TV Rondônia denominado “Plantão de Polícia”, onde mostra as ocorrências policiais do estado.
O programa é líder de audiência na capital e a grande visibilidade de Dalton di Franco pode ajudar em um futuro pleito, porém ele terá que apresentar a comunidade portovelhense muito mais que projetos de segurança e provar que conhece de gestão pública e que domina o pensamento “macro” administrativo de uma capital com o tamanho e as complexidades de Porto Velho.
Ainda na mesma levada, o PDT conta com o nome do ex-sindicalista Mario Jorge. Professor bastante conhecido pela militância sindical realizada na década de 90 até meados da década passada.
Mario Jorge é o homem forte do governador Confúcio Moura, inteligente e perspicaz o seu grande empecilho é o ostracismo político em que entrou nos últimos seis anos, não é mais aquele político que incitava platéias e multidões de trabalhadores com discursos inflamados, atualmente desenvolve um papel político mais singular e administrativo.
Por fim, o nome pedetista que pode surpreender no pleito 2012 é o do jornalista Celso Gomes, comunicólogo e aficionado por redes sociais, Celso Gomes pode ser a aposta do PDT em um projeto administrativo inovador, assim como o perfil de Gomes.
Mas, para tentar encabeçar uma candidatura desse porte Celso Gomes precisaria fortalecer seu nome das bases do eleitorado portovelhense, por mais que seja um nome referencial em alguns meios políticos, entre a comunidade mais humilde e de setores longínquos da capital ele ainda é um personagem inexpressivo.
O PDT de Porto Velho é um partido que traz nomes interessantes, outros nem tanto, porém no momento político em que vive a capital rondoniense é de vital importância planejar e projetor os nomes que poderão disputar um dos pleitos que promete ser o mais disputado da história.