Tribunal Regional Eleitoral mapeia votos dos eleitores sem condenação criminal, mas estão recolhidos em presídios
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) informou hoje que 53,24% do total de 618 adolescentes e presos provisórios votaram na eleição do segundo turno, 31 de outubro. O total de abstenção foi de 46,76%, que corresponde a 289 presos que deixaram de votar, enquanto 329 exerceram o direito ao voto.
De acordo com o TRE-TRO, taxa de abstenção no estado relativa aos presos provisórios “sofreu acréscimo de 2,58% comparativamente à taxa apresentada no primeiro turno, quando se verificou abstenção de 44,18%,” significa que 273 presos deixaram de votar no dia 3 de outubro.
Para o TRE, “presos provisórios são aqueles que, apesar de recolhidos a estabelecimento de privação de liberdade, não possuem condenação criminal transitada em julgado. Adolescentes internados são os menores de 21 e os maiores de 16 anos submetidos à medida socioeducativa de internação ou à internação provisória.”
Cadastro
Para as eleições 2010 em Rondônia, conforme cadastro do TRE, 618 adolescentes e presos provisórios se habilitaram a votar, “distribuídos por 13 presídios do Estado. A Penitenciária de Médio Porte (Pandinha), com 253 presos provisórios inscritos, foi o presídio que registrou o maior número de cadastros.”
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!