Composição da Assembléia Legislativa pode mudar dependendo de decisão do TSE
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar na sessão plenária desta quinta-feira o Recurso Contra Expedição de Diploma número 710. Dependendo do resultado do julgamento, poderá haver uma mudança na composição da Assembléia Legislativa de Rondônia. Podem perder o cargo os deputados Maurinho (PSDB) e Valdivino Tucura (PR). O processo foi incluído em pauta.
ENTENDA O CASO O ministro Eros Grau, do Tribunal Superior Eleitoral, cassou o registro de candidatura a deputado estadual nas eleições de 2006 do ex-presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Carlão de Oliveira (PSL).
Com essa medida, ficou aberto o caminho para que a ex-vereadora Silvana Davis obtenha uma das duas vagas a serem abertas na Assembléia Legislativa com a possível saída dos deputados Valdivino Tucura (PR) e Maurinho Silva (PSDB). Os dois parlamentares correm o risco de deixar o cargo por força de uma decisão ainda a ser tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral quanto à ilegalidade de alianças partidárias (verticalização) nas eleições de 2006.
Outro que está com um pé na Assembléia Legislativa é o ex-deputado Silvernani Santos, que também deverá ser beneficiado com o julgamento sobre a verticalização.
Pela linha de sucessão, com a saída de Tucura e Maurinho deveriam entrar Silvernani e Carlão.
Com a cassação do registro de Carlão, entraria na vaga o ex-deputado Romeu Reolon, que também teve o diploma de suplente cassado por infidelidade partidária. Reolon é prefeito de Alto Paraíso. A vaga sobraria então para o suplente Tião Serraia. Mas este enfrenta os mesmos problemas de Reolon e se elegeu prefeito de Rolim de Moura. Restaria, ainda, o advogado e radialista Arimar Souza de Sá, que enfrentaria pendências com a justiça eleitoral. A próxima da lista é a vereadora Silvana Davis.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!