O senador Expedito Júnior defendeu ontem no plenário do senado a adoção do orçamento impositivo como forma de acelerar a liberação de verbas para programas sociais. “Há uma palavra mágica chamada contingenciamento. Todas as emendas destinadas por nós a obras sociais são contingenciadas”, criticou o senador.
Para Expedito Júnior, enquanto o Congresso não aprovar uma proposta de emenda à constituição que já foi aprovada no Senado e está na Câmara dos Deputados, o que os parlamentares podem fazer é apenas discutir e reclamar da não liberação das verbas.
O senador citou a proposta de emenda à constituição de sua autoria onde determina que as Forças Armadas passem a ter um novo papel, com atendimento social, principalmente voltado aos menores abandonados. A idéia é que essas meninas e meninos que vivem nas ruas possam ser preparados profissionalmente e tecnicamente para o futuro. “O Exército tem praticamente toda essa estrutura pronta, montada, preparada para atender aos nossos menores abandonados”, afirmou, citando que o deixa indignado ver crianças morando na Rodoviária de Brasília, a um quilômetro do Congresso Nacional.