Depois do motim que ocorreu no fim da noite de terça-feira (17) no presídio Jose Mario Alves o “Urso Branco” onde um detento foi morto com um tiro na cabeça, cerca de 30 apenados apontados pela direção do presídio como autores do principio de rebelião foram transferidos para outras unidades prisionais da capital, sendo sete para o presídio de médio porte Edivam Mariano Rosendo o “Urso Panda” e 20 para o presídio Federal de Segurança Máxima da capital que fica localizado no km 40 da BR 364 sentido Rio branco- AC.
Segundo informações do presidente do Conselho Penitenciário Estadual, o Dr. Pedro Alexandre a confusão que ocorreu no inicio da semana poderia ter sido evitada, caso os agentes do GOPE (Grupo de Operações Penitenciaria) fosse convocados para controlar o tumulto que estava se iniciando. Como o grupo especializado não foi chamado, os agentes insistiram em entrar nas celas e houve a confusão que resultou em vários apenados lesionados com balas de efeito moral e um morto.
De acordo com relatos de testemunhas vários apenados estavam armados com armas artesanais do tipo “Chuncho” e foi por muita sorte não ter saído nenhum policial ou agente ferido gravemente.
Na manhã desta quinta-feira (19) depois de passarem por exames de corpo delito no IML, o comboio que conduzia os presos seguiu para o presídio federal onde os mesmo ficarão detidos.