Por volta das 03h deste sábado (26.02), a Polícia Rodoviária Federal(PRF), recuperou na altura do Km 760 da BR 364 em Porto Velho/RO, uma camioneta Fiat/Strada, que havia sido furtada em Manaus/AM a mais de três meses e seguia em direção à fronteira da país, prendendo em flagrante condutor e passageiro.
Policiais Rodoviários Federais lotados do Núcleo de Operações Especiais – NOE da PRF/RO, em ações de combate à criminalidade em área de fronteira, abordaram o veículo Fiat/Strada, JXB-1826/AM, conduzido por Hildembergue C. S. de 38 anos, que seguia sentido à fronteira. Ao efetuarem checagem detalhada nos elementos identificadores do veículo e consulta referente à placa, nos sistemas informatizados da PRF, tendo sido encontrado registro de que o referido veículo havia sido furtado no dia 08/11/2010 na cidade de Manaus/AM, conforme boletim nº 011535/2010.
Quanto a documentação os policias teriam constatado que suas especificações também não se referiam ao veículo abordado, e que embora o papel utilizado fosse original, os dados inseridos eram falsos. Ao serem questionados sobre a origem do veículo, condutor e o passageiro M. L. S. de 38 anos teriam apresentado versões contraditórias, sendo que ao final o condutor teria afirmado aos policiais, que a compra se deu a quinze dias, em uma feira de veículos usados que funciona na área central de Porto Velho/RO e a quantia paga foi de R$12.000,00.
O condutor teria dito ainda que firmou compromisso de continuar pagando as prestações faltantes, uma vez que o veículo era financiado, contudo, não teria conseguido informar o valor das prestações e a quantidade que faltavam para serem quitadas.
Por conseguinte o veículo e os documentos a ele relacionados foram apreendidos, sendo dado voz de prisão em flagrante ao condutor e ao passageiro, por posse de veículo furtado e uso de documento falsificado, sendo conduzidos ilesos a Delegacia de Policia local, juntamente com o veículo e a documentação.
Em 2010 a PRF em Rondônia e Acre recuperou 110 veículo, entre automóveis, motocicletas e outros; somente em fevereiro de 2011, já são 06, os últimos 02 foram recuperados em período de menos de cinco dias e ambos seguiam em direção à fronteira.