No contexto da Operação Sentinela, iniciada no dia 08/03, pelas forças de segurança estadual e nacional, com a finalidade de prevenir e reprimir crimes cometidos nas fronteiras do Brasil, tais como contrabando, tráfico de drogas, armas e ainda relativos a imigração ilegal, no último final de semana, 30/04, 01 e 02/05, a Polícia Federal em Rondônia apreendeu um total de 81 kg de pasta base de cocaína em Porto Velho/RO.
Na noite de domingo, dia 02 de maio de 2010, a PF apreendeu mais 26 Kg de pasta base de cocaína no bairro Tiradentes, em Porto Velho. A droga estava escondida em 28 pacotes de cigarro e foi encontrada em uma pick-up Montana, placas NNA-4080, dentro da garagem de uma residência na rua Maria Lúcia. Neste caso os policiais acompanharam toda a movimentação dos traficantes e conseguiram efetuar a prisão em flagrante delito de cinco envolvidos, os brasileiros D.R.C., M.Y. e S.R.S.B., e também os peruanos E.S.S e J.R.A. Os envolvidos receberam a droga em uma localidade da rua João Paiva, no bairro Lagoinha, local onde os peruanos foram presos, e a estavam guardando na residência da rua Maria Lúcia, para depois ser transportada para outros Estados.
No sábado, dia 01/05/2010, a Polícia Federal prendeu em flagrante, em Porto Velho, dois homens que transportavam 53 kg de cocaína numa caminhonete HILUX, cor cinza, placa JXV-1603. A prisão ocorreu por volta das 18 horas, quando Policiais Federais buscavam localizar foragidos da Justiça e realizavam fiscalização nos veículos que seguiam para Humaitá/AM utilizando a balsa da BR-319.
Vale lembrar ainda que na última sexta feira, dia 30/04/2010, a Polícia Federal já havia prendido outros dois traficantes, os nacionais A.D.N. e O.B.L., com pouco mais de 2 Kg de pasta base de cocaína, nas proximidades da esquina da Rua Buenos Aires com a rua Senador Álvaro Maia, no bairro Embratel. Os envolvidos negociavam um quilo da droga e o outro quilo era mantido dentro de um caminhão Volvo, placa HUX-4850, estacionada nas proximidades.
Todos os sete presos, após serem ouvidos na Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho, foram encaminhados para o sistema prisional.