No presídio José Mário Alves, o "Urso Branco", na noite do último sábado (08), um grupo de apenados tentou empreender fuga após brigarem entre si por causa de um aparelho de televisão. De acordo com o boletim de ocorrência n° 5452/2009, tudo aconteceu no momento em que o televisor foi ser retirado para evitar mal maior dentro da cela, foi nesse momento que os presos investiram contra os agentes para tomar suas armas e iniciar um motim.
Os agentes revidaram as agressões atirando nos apenados com munições anti-motim, mas não obtiveram êxito, pois os presos não recuaram e queriam a qualquer custa fugir das dependências do presídio.
O clima só se tornou calmo depois que os policiais usaram suas armas de fogo e atiraram contra o grupo, onde quatro deles ficaram feridos e foram conduzidos até o pronto socorro do Hospital João Paulo II onde foram atendidos e não correm risco de morte.
De acordo com os policiais, o grupo estava insatisfeito, pois no dia anterior teriam sido retirado de dentro da cela vários objetos como drogas, celulares e "chunchos" (faca feita de maneira artesanal) causando assim a ira e revolta contra os agentes.