MP lança projeto para garantir acesso à educação infantil para criança de 4 e 5 anos

MP lança projeto para garantir acesso à educação infantil para criança de 4 e 5 anos

MP lança projeto para garantir acesso à educação infantil para criança de 4 e 5 anos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOP Educação), lançou na manhã desta quarta-feira, dia 27 de junho, o Projeto Quero Escola, cujo principal objetivo é contribuir para o acesso obrigatório de crianças de 4 a 5 anos na Educação Infantil, gradativamente, até 2016, conforme ficou estabelecido pela Emenda Constitucional nº 59/2009.
O lançamento do projeto ocorreu durante a abertura do Encontro Estadual: MP em Defesa do Direito à Educação, no auditório do edifício-sede do MP, em Porto Velho, direcionado a Promotores de Justiça da área de Educação. O evento é preparativo para um encontro com o Ministério da Educação que será realizado em março de 2013.
Na abertura do encontro, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, ressaltou a importância dos debates que ocorrerão durante o evento, os quais servirão para fortalecer a construção de políticas públicas para o acesso à educação e ao ensino de qualidade no Estado. Ele ressaltou que uma das principais violações aos direitos da criança é o acesso à educação.
A diretora do CAOP Educação, Procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, ressaltou a importância do Projeto Quero Escola para o atingimento da meta de que todas as crianças na faixa etária de 4 e 5 anos tenham acesso à Educação Infantil até 2016, estabelecendo orientações sobre os procedimentos que os Promotores de Justiça deverão adotar para essa finalidade.
Corte Etário
Após o lançamento do Projeto Quero Escola, o encontro foi aberto com um debate sobre os efeitos da decisão da Justiça Federal de Pernambuco sobre a idade de corte para o acesso ao Ensino Fundamental. A decisão suspendeu os efeitos de resolução do Conselho Nacional de Educação que estabelecia que para se matricular no Ensino Fundamental a criança deveria ter 6 anos completos até o dia 31 de março ou então teria que repetir a pré-escola.
O debate sobre o tema teve como palestrantes as professoras Irany de Oliveira Moraes e Julice Barbosa, integrantes do Conselho Estadual de Educação. Irany ressaltou que a decisão da Justiça Federal vai ter desdobramentos que vão afetar a educação infantil, principalmente a partir de novembro e dezembro quando começam o período de matrículas na rede privada de ensino.
Segundo ela, ao analisar o pedido de alguns pais para o ingresso do filho no Ensino Fundamental antes dos seis anos completos, a Justiça Federal não levou em conta alguns aspectos, a exemplo da maturidade da criança para ingressar em níveis mais avançados de ensino. “O Conselho Nacional de Educação ao estabelecer a idade de corte para o início do Ensino Fundamental não trabalha com exceção, mas com a regra”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS