TCE realiza curso de tomada de contas especial para técnicos do Cone Sul

Nos próximos dias 29 e 30, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), através da Secretaria Regional de Controle Externo em Vilhena e do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP), realiza curso sobre tomada de contas es

TCE realiza curso de tomada de contas especial para técnicos do Cone Sul

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nos próximos dias 29 e 30, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), através da Secretaria Regional de Controle Externo em Vilhena e do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP), realiza curso sobre tomada de contas especial, naquele município. O curso é destinado aos controladores e assessores jurídicos dos municípios que fazem parte do Cone Sul. O instrutor será o servidor do TCE e assessor de Conselheiro, Flávio Cioffi Júnior.
Segundo Cioffi, nos dois dias de treinamento serão repassados conhecimentos sobre as diversas matérias inerentes ao procedimento de tomada de contas especial, através de estudo de caso, com técnicas didático-pedagógicas, buscando dar maior efetividade ao conhecimento debatido durante o curso.
"O objetivo é que os participantes absorvam as informações teóricas e as pratiquem, em momento imediatamente posterior, através de exercícios práticos, sob a orientação do instrutor que terá a oportunidade de avaliar o conteúdo aprendido e complementar eventuais lacunas", explicou.
A tomada de contas especial é um procedimento administrativo e formal que pode ser deflagrado de ofício ou por determinação dos Tribunais de Contas, nos seguintes casos: omissão no dever de prestar contas; não comprovação da aplicação de recursos; ocorrência de desfalque; pagamento indevido ou desvio de dinheiros, bens ou valores públicos; prática de qualquer ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico de que resulte dano ao erário; e com vistas a identificar o responsável e quantificar os danos.
Esse procedimento deve ser utilizado em toda gestão administrativa de qualquer dos órgãos integrantes da administração pública e dos seus poderes, sempre que presentes um dos motivos citados anteriormente. "A não instauração do procedimento, quando cabível, insere o gestor no rol dos agentes a serem responsabilizados solidariamente por sua omissão", afirmou Cioffi.
INSCRIÇÕES
As inscrições para participar do curso de tomada de contas especial já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail ieptce@hotmail.com ou pelo fax (69) 3211-9139, até a próxima quinta-feira (25). Todo o curso será realizado no auditório da Regional do TCE, em Vilhena.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS