A Promotora de Justiça Maria Rafaela de Castro se reuniu na sexta-feira (30/4) com o secretário municipal de Obras, Ismaildo Ribeiro da Silva e com os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) Elias Gomes de Souza e Renata Roboaldo da Silva, para tratar de questões envolvendo o esgoto a céu aberto na Rua Ouro Preto, no município de Buritis.
A Promotora de Justiça e os técnicos da Sedam estiveram no local na semana passada, sendo confeccionado relatório acerca da vistoria, constatando que é problema de saúde pública e, por isso, merece ser solucionado o quanto antes.
Convidado pela Promotora, o secretário municipal de Obras informou que muitas das poças formadas são de responsabilidade dos próprios moradores, que jogam água, inclusive de uso pessoal, oriunda de pias de cozinha nas valas, complicando a situação. Informa que só existe um problema referente ao Hospital Regional de Buritis, no que se refere ao cano, conforme confirmado nas fotografias que acompanham o procedimento.
O secretário informou que o caso já é de conhecimento da Prefeitura e que medidas já estão sendo adotadas e argumentou que será necessário patrolar a área e repor material e que tais serviços se iniciarão em até 45 dias, tendo em vista que, neste momento, estão fazendo manutenção do maquinário, pois este foi utilizado sem cessar nos últimos meses.
Acerca dos problemas ocasionados pelos comportamentos dos próprios moradores, o secretário pediu que a Secretaria de Planejamento notificasse os moradores para que não fizessem mais isso, sob pena de responsabilidade. O Município se responsabilizará pela Rua Ouro Preto no que se refere ao patrolamento com encascalhamento, tendo em vista a insuficiência de recursos, neste momento, acerca do encanamento em toda a área.