EXEMPLO NEGATIVO: Denúncia de Bullying vira caso de polícia; Seduc nega a ocorrência

Situação teria se agravado durante uma palestra escolar

EXEMPLO NEGATIVO: Denúncia de Bullying vira caso de polícia; Seduc nega a ocorrência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.
Um novo episódio envolvendo alegações de bullying em escolas no Cone Sul de Rondônia agitou o município de Cabixi esta semana. O caso, ocorrido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Anchieta, foi formalmente denunciado à Polícia Militar pela mãe de uma aluna.
 
Na quarta-feira, 1º de outubro, a mãe da adolescente registrou uma ocorrência na Polícia Militar. Segundo seu relato, a estudante vinha sendo alvo de intimidações e deboches por parte de colegas, motivados pela sua forma de se vestir e o seu tipo físico, o que estaria gerando constrangimentos morais e emocionais.
 
A situação teria se agravado durante uma palestra, na terça-feira (30), quando a orientadora pedagógica e o diretor da escola teriam, segundo a mãe, usado a imagem da aluna como "exemplo negativo" para criticar a maneira de se vestir. A mãe acredita que essa postura da educadora reforçou o estigma e expôs a filha a vexame perante os colegas, levando a aluna a faltar à escola.
 
Diante dos fatos, a mãe procurou o Conselho Tutelar de Cabixi, que a orientou a registrar a ocorrência policial para as devidas providências.
 
Em resposta à repercussão, a Coordenadoria Regional do Cone Sul da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (Seduc) emitiu uma Nota de Esclarecimento na tarde desta quinta-feira, 2 de outubro.
 
A Seduc afirmou que "foram apurados os fatos e constatado que a informação não procede". A Secretaria garante que o que de fato ocorreu foi apenas um comunicado de rotina aos estudantes sobre o uso adequado do uniforme escolar, em conformidade com o Regimento Interno da escola. A nota ainda ressalta que, no dia citado, nem o gestor nem a aluna mencionada estavam presentes na instituição.
 
A Seduc reforça que a escola "mantém ações permanentes de prevenção e combate ao bullying".
 
O diretor e a orientadora da Escola José de Anchieta negaram categoricamente as acusações de bullying e condutas ofensivas. Eles também compareceram ao quartel da PM para registrar uma ocorrência, contestando formalmente o relato da mãe e manifestando interesse em dar ciência à autoridade competente.
 
Segundo o registro policial, a direção considerou que as acusações expuseram a honra e reputação funcional dos profissionais e a instituição perante a comunidade. A Polícia Militar registrou a ocorrência para análise, mencionando que a conduta da mãe, em tese, poderia configurar o crime de calúnia.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS