Posse de Alex Redano, na presidência da ALE foi prestigiada; Governador Marcos Rocha e irmãos Gonçalves; Fiscalização no JP II; deputados da extrema-direita querem acabar com a Lei da Ficha Limpa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Mundo Espantado
A grande imprensa não o chamou, mas a forma como Trump tem governado nesses primeiros dias como presidente dos Estados Unidos, é digno de um ditador. É difícil para muitos admitirem que o país que tem até uma estátua chamada de Estátua da Liberdade, que é considerada um símbolo desse sentimento que os imigrantes carregavam quando chegavam aos Estados Unidos no século 19, em busca do sonho americano, tenha se transformado em uma terra que vê o estrangeiro como um peso e merece ser expulso.
Liberdade
O país que sempre pregou a liberdade como estilo de vida, tendo os filmes de Hollywood como grandes disseminadores dessa ideia do 'american way of life' , está sendo visto pelo restante do mundo como uma nação onde o que tem que valer são os interesses americanos e para alcançá-los vale qualquer coisa, em especial, com os países pobres e menos desenvolvidos. Até aonde essa história vai dar, é o grande medo da humanidade. Afinal, o homem tem o maior arsenal de armas nucleares do mundo. Imaginem uma criança mexendo com fogo em um depósito de pólvora, é assim que o mundo se encontra. Haja oração para sairmos dessa enrascada!
Limpeza étnica
O Brasil tem adotado uma postura de não entrar em confronto com Trump. A ideia aventada pelo presidente americano de acabar com a guerra entre Israel e o Hamas na faixa de Gaza, e forçando que os palestinos, que vivem na região, sejam levados para o Egito e a Jordania, com os Estados Unidos assumindo o controle da área, foi classificada pelo Brasil como sem sentido. Essa ideia do Trump de fazer o deslocamento forçado de um povo de sua própria terra, pode ser chamada da limpeza étnica. Quem fez isso foi Hitler, na Alemanha(foto), com os judeus e outras minorias, e todos vimos as atrocidades que foram cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. A ideia foi rejeitada pela maioria das nações tanto pobres quanto ricas, e que defendem a criação de dois estados, sendo um judeu e o outro palestino. Um lapso de lucidez em um mundo tão tumultuado!
Fim da Ficha Limpa
Enquanto os Estados Unidos incendeiam o mundo, deputados da extrema direita no Congresso Nacional brasileiro, que conta com muitos parlamentares rondonienses, estão se mobilizando para acabar com a Lei da Ficha Limpa. Isso mesmo! Essa lei é aquela que pune políticos pegos aprontando no exercício do mandato, ou seja, ela visa proteger a probidade administrativa e a moralidade enquanto eles forem representantes da população. Outros pontos interessantes desse conjunto de normas são: garantir a inelegibilidade até oito anos, após o cumprimento da pena, se houver condenação em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, para crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o meio ambiente e a saúde pública; eleitorais, para os quais a lei determine pena privativa de liberdade, de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; tráfico de entorpecentes e drogas afins; racismo, tortura, terrorismo e crimes hediondos; trabalho análogo ao de escravidão; contra a vida e a dignidade sexual; praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando, entre outros.
2026
Além disso, essa lei torna inelegíveis, pelo prazo de oito anos, a pessoa física e os dirigentes de pessoas jurídicas responsáveis por doações eleitorais tidas por ilegais por decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral. Os parlamentares de direita que estão se unindo para fazer essas mudanças na Lei da Ficha Limpa querem, na verdade, é reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), proibido de concorrer a cargos eletivos até 2030, e habilitá-lo para a disputa presidencial de 2026. O ex-presidente, claro, está celebrando essa mobilização para piorar, ainda mais, a qualidade dos nossos parlamentares. Nessa conversa, pode estar também a anistia aos vândalos do 8 de janeiro que detonaram os prédios públicos em Brasília. É lamentável que o Congresso Nacional com tantas pautas para se preocupar vá ter que perder tempo debatendo algo para torná-lo ainda pior. O que você acha, leitor, dessa ideia?
Bastidores do CPA
O CPA, sede do Poder Executivo do Estado de Rondônia, está vivendo dias de muitas interrogações e poucas respostas. O clima de ansiedade é perceptível quando o assunto é o governador Marcos Rocha e o chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves. O que antes era uma forte relação de amizade, gratidão e lealdade com Júnior sendo considerado um hábil articulador, tanto que é o presidente do Partido União Brasil, o mesmo do governador, mudou totalmente. O clima, segundo pessoas próximas dos dois, é de climão. O motivo dessa situação é o que muita gente, inclusive a coluna, gostaria de saber e esse silêncio do chefe maior do Governo de Rondônia tem alimentado, em muito, as especulações e prejudicando a imagem do Executivo.
Distanciamento
Um exemplo do distanciamento entre Marcos Rocha(foto) e Júnior Gonçalves foi percebido por muitos na sessão de posse do deputado estadual Alex Redano, como presidente da Assembleia Legislativa, ocorrida na segunda-feira (03). Na ocasião, ao discursar, cumprimentou a todos, exceto o chefe da Casa Civil. Júnior estava sentado ao lado do irmão, Sérgio Gonçalves, que é vice-governador e foi saudado pelo governador. Em outras ocasiões, Júnior teria recebido as deferências de Marcos Rocha. “A sociedade precisa entender que existe um trabalho conjunto não para que grupos cresçam e floresçam, mas, sim, que a sociedade possa crescer e florescer. Interesses privados, particulares, mesquinhos não podem existir, pois, tem algo maior para todos nós, que estamos na função de poder, que é a sociedade”, declarou Marcos Rocha na ALE.
Prestigado
E a posse do deputado Alex Redano(foto) na presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia, na última segunda-feira(03) foi uma cerimônia muito concorrida. O parlamentar que já presidiu a Casa de Leis mostrou que tem prestígio e isso pode ser medido pela quantidade de prefeitos, vereadores, representantes do Judiciário e Executivo, advogados e entidades de classe de vários setores. Além de vários empresários que representam boa parte do PIB rondoniense. A coluna deseja sucesso ao deputado Alex Redano nessa nova fase como parlamentar!
MT no João Paulo II
E o velho de guerra, Hospital João Paulo II, foi palco de uma fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, na última quarta-feira(05), para avaliar as condições de trabalho e estrutura predial do local. A operação contou também com a participação do Ministério Público Federal(MPF), Ministério Público do Trabalho(MPT), Polícia Federal(PF), Conselho Estadual de Enfermagem(COREN) e Conselho Estadual de Fisioterapia(CREFITO). Segundo informações obtidas na Superintendência Regional do Trabalho, a fiscalização se deu após uma série de denúncias que foram encaminhadas ao órgão em relação às condições de trabalho no hospital. Claro que foram detectadas irregularidades, afinal, até as baratas que vivem em nossa cidade sabem, que o Hospital João Paulo II já não comporta mais a demanda de pacientes. A Superintendência do Ministério do Trabalho já avisou que outras ações desse tipo serão feitas no local. Eh, internautas, a esperança era a construção do Heuro, como isso não vai acontecer, a população tem que se contentar com João Paulo II mesmo. Lamentável!
Preocupados
Professores e demais funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil Engenheiro Walmer, localizada no bairro Socialista, em Porto Velho, procuraram a coluna para expressar uma preocupação. Eles disseram que a diretora da escola foi exonerada na última segunda-feira (03) e, desde então, não foi escolhido um substituto. “Estamos na espera de um novo gestor para a nossa escola. Na próxima semana teremos reunião com os pais e não há uma pessoa para falar em nome da gestão dessa unidade de ensino. Além disso, as aulas se iniciam na segunda-feira (10). Pedimos a Secretaria Municipal de Ensino (Semed) que agilize o quanto antes a nomeação da nova diretora ou diretor”, afirmaram.
Professores
E outros professores também entraram em contato com a coluna para reclamar do local escolhido para o 1º Encontro de Servidores da Educação Municipal, em Porto Velho. O evento foi realizado em um templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no bairro Cuniã. Eles argumentam que muitos não são evangélicos e não se sentiram confortáveis no local. Imaginem como ficaram os mestres que são ateus ou são adeptos das religiões de matizes africanas. Para evitar essa situação, a Semed poderia procurar um local neutro para realizar esse tipo de evento. Vale lembrar que no passado, professores denunciaram que nas escolas da rede municipal eram obrigados, juntamente com alunos, a ouvir hinos evangélicos. Religião é algo muito pessoal, o Estado é laico e ninguém é obrigado a ir em qualquer centro religioso por qualquer razão. Cada um no seu quadrado!
Igrejas não pagam
Pegando carona nesse assunto, o secretário municipal de finanças da capital, Wagner Garcia, esteve reunido, durante a semana, com representante dos evangélicos na Câmara Municipal de Porto Velho. O assunto do encontro foi a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para templos religiosos em Porto Velho. A conversa girou em torno da Emenda Constitucional nº 132/2023, promulgada em 20 de dezembro de 2023, que estende a vedação de cobrança de tributos a templos religiosos, entidades religiosas e suas organizações assistenciais e beneficentes. O secretário afirmou à coluna que “imunidade é para os templos de qualquer culto, e que isso está na Constituição. O prefeito não pode fazer nada”. Assim, qualquer templo religioso tem imunidade tributária que incide sobre patrimônio, serviços e renda em níveis federal, estadual e municipal. Esse é um assunto polêmico, mas mostra o poder da bancada religiosa no Congresso Nacional. Você concorda com isso?
Cristiane Lopes
Uma atitude, no mínimo, corajosa! Assim podemos dizer que fez a deputada federal Cristiane Lopes na última quinta-feira(06), quando gravou um vídeo para esclarecer uma situação que estava sendo alvo de muita fofoca e comentários descabidos no Estado. Ela foi para as redes sociais e explicou que está separada do marido, com quem conviveu por 12 anos, e o motivo foi o fato de ele ter feito propostas indecentes para a filha dela, de 19 anos, que é enteada dele. A garota não gostou e falou para a mãe. Segundo a deputada, ele ao ser questionado sobre o ocorrido, assumiu o que havia feito e ela decidiu pela separação. As manifestações de solidariedade para Cristiane foram inúmeras nas redes sociais. A coluna deseja força para a parlamentar, à filha e para a família nesse momento tão delicado.
Mãe
Angústia, tristeza e justiça! Essas três palavras têm acompanhado o dia a dia dos familiares de Simone Sussuarana, de 51 anos. O corpo dela foi encontrado no dia 15 de agosto de 2024, dentro de uma mala, em uma cova rasa, no Setor Chacareiro, em Porto Velho. Os autores do crime são Zelia Rocha de Araújo e Elivelto da Silva Paulino(foto da capa), que se encontram foragidos e as últimas informações são de que estariam no estado do Amazonas. Para a senhora Ana Maria Oliveira, 73 anos, mãe de Simone, a sensação tem sido de impunidade e de saudades dos bons momentos com Simone(foto). “Sinto uma dor tão grande, que nem sei explicar. Essas pessoas que fizeram isso com ela, não tinham coração. Moraram na casa dela de aluguel. Nós não sabíamos quem era o casal e nem que eram criminosos. Peço que a polícia não deixe de procurar essas pessoas que fizeram isso com minha filha”, pediu. Denúncias sobre a localização do casal Zelia Rocha de Araújo e Elivelto da Silva Paulino podem ser repassadas nos telefones 190 da PM ou 197 da PC.
Pouca Importância
A filha de Simone, Jéssica, conta que a mãe teve três filhos e morava sozinha. Ela relatou também que a mãe já havia reclamado que Elivelto usava tornozeleira e queria que o casal saísse da casa que haviam alugado da vítima. Jéssica também pediu que a polícia não deixe o caso cair no esquecimento. “Eles lavaram a casa toda e fugiram na noite do dia 7 de agosto. Comecei a investigar por conta própria e descobri que Zélia(foto) foi para Manaus. A última imagem que tenho deles é no barco indo para Amazonas. A polícia nunca me deu informação de nada. Parece que estão dando pouca importância por minha mãe ser uma pessoa comum. Queremos justiça”, declarou
Mansão
O anúncio de um imóvel anunciado em site leilão judicial tem circulando nos grupos de whatsapp de Rondônia. A imponente casa de alto padrão, fica na cidade de Ariquemes, e pertenceria ao ex-deputado Geraldo da Rondônia. O imóvel está avaliado em R$ 3 milhões e o lance mínimo é de R$ 2,100 milhões. Se você tiver uma fortuna sobrando ou quiser saber mais acesse aqui. A vida não dá voltas, capota!
Inovação
O Tecnova III está com inscrições abertas em Rondônia e veio para impulsionar seu negócio. Ele é um programa que incentiva a inovação apoiando as micros, pequenas e médias empresas no desenvolvimento econômico. Para essa edição são disponibilizados valores entre R$ 401.500,00 e R$ 589.000,00 para acelerar projetos inovadores de empresas rondonienses. Esses são recursos não reembolsáveis. Interessados podem se inscrever até o dia 12 de fevereiro. Mais informações no link .
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!