O livro Território Dourado conta a saga de aventureiros que embrenharam nos garimpos de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O jornalista Montezuma Cruz faz parte de um lendário grupo de profissionais da comunicação social que, apesar da grande capacidade técnica que os qualificava a trabalhar em qualquer grande jornal e morar nas principais capitais do país, preferiu entrar numa Amazônia desconhecida para reportar o cotidiano de aventureiros que buscavam no ‘novo eldorado’ dinheiro farto e prosperidade. A rotina de garimpeiros da década de 1980 está registrada no livro Território Dourado, que conta a saga de forasteiros em busca de riqueza nos garimpos de ouro do rio Madeira e de cassiterita no Vale do Jamari.
O livro mostra com detalhes a vida difícil de homens e mulheres que acreditavam numa melhora financeira e enfrentavam desafios de vida ou morte em busca de minérios e riquezas. Mas nem tudo era sofrimento ou trabalho árduo. Os garimpeiros tinham vida boemia agitada e não mediam valores para a diversão em prostíbulos, cinema improvisado e show com os maiores nomes da música brasileira da época.
A vida rondoniana estava tão atrelada à mineração que até a imprensa local tinha nesse segmento a maior importância de pautas e de captação de recursos. Os principais jornais existentes davam ampla cobertura aos assuntos de interesse de garimpeiros. Surgiram também, os jornais segmentados que destinavam suas páginas aos anúncios de motéis, shows artísticos e zonas de prostituições. O jornal Barranco tinha sua editoria totalmente voltada para a vida garimpeira e circulava nos barrancos da mineração fazendo a integração social e propagação de anúncios de interesse da categoria de maior importância econômica da época.
O autor, Montezuma Cruz, foi correspondente de grandes periódicos com circulação nacional e fez belas reportagens mostrando fatos e acontecimentos da vida garimpeira. Alguns desses recortes aparecem no livro como registros históricos de uma era visionária em que a mineração era a maior esperança de uma vida melhor.
O livro é uma viagem no tempo e gostoso de ler, com texto coloquial e história bem contadas. Personagens da vida real contribuíram com suas ricas declarações e lembranças de detalhes enriquecedores que tornam cada história única e envolvente. Ler Território Dourado é como um trasladar para dentro de garimpos da Amazônia dourada.
A edição foi concluída em maio de maio de 2024, catalogada como história, sendo composta e impressa pela Gráfica e Editora Imediata. Ilustrações do artista plástico Rafael Prado aparecem na capa e outras páginas dando vida à paisagem narrada no conteúdo. Pedidos podem ser feitos pelo E-mail montezumarondonia@mail.com tendo envio pelos Correios. Cada exemplar: R$ 40 (frete incluído).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!