CASA DE RONDON: Público comemora reabertura do Museu que tem exposição prorrogada

CASA DE RONDON: Público comemora reabertura do Museu que tem exposição prorrogada

Foto: assessoria

A reabertura do Museu Casa de Rondon foi uma das grandes novidades da programação da 7ª edição do Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena. Fruto de parceria entre a Sicoob Credisul e a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), a casa segue aberta até 31 de agosto, com a exposição 'Raízes de Rondon, Arte e Memória'. Desde sua reativação, em 6 de julho, mais de 1,7 mil visitantes passaram por lá. "A decisão de prorrogar a data é devido ao sucesso de público que tivemos e também para que coincidisse com o retorno às aulas, dando chance às escolas de agendarem a visita dos alunos", afirma Adevania Silveira, gerente de Marketing da Sicoob Credisul. 
 
O Museu Casa de Rondon, fechado desde 1996, ou seja, há quase três décadas, enfrentou uma longa jornada desde então, entre sucessivas fases de deterioração e reformas, mas até o momento não havia abrigado nenhuma mostra cultural. Impasses sobre a posse da área atrasaram a última revitalização, que só foi autorizada em 2017 e concluída quatro anos depois. As melhorias incluíram a construção de uma sede administrativa, novos banheiros, calçamento e paisagismo. Apesar de estar pronta, a casa permaneceu fechada. 
 
Para tornar possível a reabertura, a organização do Sicoob Sabor mobilizou uma equipe por mais de 30 dias que trabalhou juntamente com uma equipe da prefeitura na limpeza, no projeto luminotécnico, na montagem, entre outras adequações necessárias. A exposição, que teve curadoria de Adevania Silveira, apresenta peças do acervo da própria cooperativa; do jornalista e escritor Júlio Olivar e do professor Jeferson Batista. Os arquitetos Jader Volpi e Willian Degenhart, e a artista Kátia Valléria, trabalharam na cenografia e montagem da exposição.  
 
 
A exposição 'Raízes de Rondon, Arte e Memória' oferece uma viagem no tempo, com fotografias e objetos históricos que mostram a passagem da Comissão Rondon, cuja chegada a Vilhena completou 115 anos no último dia 29 de junho, além da Expedição Científica Rondon-Roosevelt, que este ano completa 110 anos, e a construção do Posto Telegráfico, eventos importantes para o surgimento de Vilhena (RO). Além disso, o museu possui uma sala de audiovisual que exibe um filme original sobre a expedição Rio da Dúvida, enriquecendo a experiência dos visitantes. 
 
A mostra também apresenta 12 pinturas em óleo sobre tela da artista rondoniense Edina Costa. Conhecida internacionalmente, Edina captura a vida e as belezas da Amazônia, com um foco especial nos povos da floresta, fauna e flora, transmitindo uma mensagem de respeito à natureza e às comunidades indígenas. 
 
Para quem deseja conhecer, o Museu Casa de Rondon estará aberto ao público de sexta-feira a domingo, das 15h às 19h, até o dia 31 de agosto. Escolas ou grupos que queiram agendar uma visita de quarta a sexta-feira, bastam entrar em contato pelo telefone (69) 99338-7665 (Roberta).
Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

A & D HOTEIS LTDA

Alfredo Januth

Bj Meat LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS