Adriane Bonotto é do curso de Enfermagem e realiza atividade com idosos da capital
Foto: Arquivo Pessoal
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Recentemente, a professora do curso de Enfermagem da Faculdade UniSapiens, Adriane Bonotto Salin, foi homenageada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RO), pelas ações à frente do projeto de extensão universitária Faça Sua Parte DoeAção, um projeto voluntário. O reconhecimento é pelos serviços prestados à comunidade desde 2018.
Adriane Bonotto recebeu o prêmio Enfermagem em Destaque – Edição ano 2023, que é a aclamação pelo importante papel desempenhado por ela e seus alunos na saúde e na Enfermagem.
“Este projeto faz parte de um propósito de vida. Desde minha graduação tinha como meta, após estar empregada, faria voluntariamente ações ou atendimentos à população como forma de mudar as vidas dos mais vulneráveis e estou cumprindo meu propósito”, explica ela.
Sobre o projeto
Adriane Bonotto conta como surgiu a ideia do DoeAção: “Sou desde o ano que cheguei no estado com minha família. Enquanto muitos passam pelos locais e pensam em aproveitar as oportunidades que cada local tem para oferecer, sempre conversei com meu esposo, que queria sim aproveitar as oportunidades para crescer, aprender, mas queria deixar algo para o local que estava nos acolhendo”.
Ela continua: “Iniciei meu trabalho na UniSapiens, em 2012, e em 2017, consegui por meio de uma atividade, um projeto dentro de uma disciplina que eu ministrava. Era a sementinha do projeto que existe hoje. A disciplina na época era Bases Teóricas de Enfermagem. Realizei a busca dos locais e a direção de uma instituição de idosos me recebeu. Seriam realizados 4 encontros para coleta de dados, e em contrapartida, em cada um destes encontros realizávamos educação em saúde, lanche e atividades lúdicas”.
Segundo ela, “foi tão gratificante e produtivo que os encontros foram estendidos de 4 para 7 naquele semestre de 2017, com autorização da direção. Foram acrescentados além das atividades acadêmicas, os alunos conseguiram colocar em pratica os cuidados elaborados para necessidades que haviam elencada em cada pacientes. Houve um encerramento com uma festa para os idosos, com direito à presentes pedidos por eles”.
Ampliação
E a semente deu frutos, de acordo com a professora da UniSapiens: “Em 2018 criei um projeto de extensão para a experiência de acadêmicos de outros períodos. Os objetivos foram ampliados. Queríamos promover saúde física e mental entre os pacientes da Casa do Ancião, com orientações para higiene corporal, alimentação saudável, formas de preservar memória e envelhecimento saudável”.
E as metas, de acordo com Adriane Bonotto são importantes: “Queremos estimular nos idosos a coordenação motora, o equilíbrio e o preparo físico. Dança e brincadeiras em grupo estimulam isso. Já nos alunos é para despertar os sentimentos de compaixão, caridade e respeito ao paciente idoso. Aprimorar a capacidade do aluno para o processo de cuidar da pessoa, no contexto de suas vivências”.
Ela completa: “Com o passar dos semestres fomos ampliando as atividades para outros públicos. Em 2019, além de idosos, atendíamos a comunidade com educação em saúde e outras atividades em Porto Velho. Às vezes fomos chamados para municípios vizinhos. Na Casa do Ancião fazíamos todas as datas festivas: Natal, São João e outras”.
Como todas as ações e pessoas envolvidas em projetos voluntários, veio a pandemia e tiveram que se adaptar. Porém, o sucesso do DoeAção só aumentou, além das atividades constantes.
“Com o retorno das atividades presenciais conseguimos ampliar o alcance das atividades do projeto, beneficiando acadêmicos de outros cursos da UniSapiens. Agora a comunidade é atendida de forma multidisciplinar, em mais um campo. São vários públicos, desde crianças, adolescentes, gestantes, idosos e outros. Com isso, novas pesquisas e investimentos para o DoeAção”, observa a professora do curso de Enfermagem.
Ela novamente fala sobre o reconhecimento e a homenagem feita pelo órgão da classe que ela escolheu como profissão.
“O prêmio mostra que estamos no caminho certo e fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Este projeto é uma conquista com significado imensurável, uma vez que está ligado a um propósito de vida. Sem dúvidas ele que beneficia tanto os acadêmicos, como a comunidade que recebe as ações. É uma excelente oportunidade de aprendizado para os acadêmicos que tem. É a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, trabalhar com uma equipe multiprofissional, que através das ações e cuidados realizados, vão fazer a diferença na vida das pessoas e viabilizar a integração entre a universidade e a comunidade”, ressalta Adriane Bonotto.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!