SUSTENTABILIDADE: O caminho da destinação correta de resíduos sólidos em Porto Velho

Com lei para grandes geradores, cidade é a única da região Norte que conta com um ecoparque, mas ainda convive com o lixão da Vila Princesa

SUSTENTABILIDADE: O caminho da destinação correta de resíduos sólidos em Porto Velho

Foto: Unidade Ecoparque Nova Iguaçu/RJ

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Entre as poucas capitais brasileiras que ainda têm um lixão em funcionamento, Porto Velho tem uma nova lei para tratar o lixo dos chamados “grandes geradores”. Até o dia 30 de julho, estabelecimentos que produzem mais de 100 litros de resíduos por dia devem se adequar e fazer seu encaminhamento para locais certificados, evitando a destinação para pontos de descarte irregular como Vila Princesa.

 

A lei precisa se fazer cumprir no mês em que o Marco Nacional do Saneamento completa três anos, mas a pergunta que não sai da cabeça dos grandes geradores é: Como fazer a destinação correta de resíduos na cidade e região metropolitana que são portas para a Floresta Amazônica e Rio Madeira? Como resguardar solo, rios e ar?

 

Porto Velho também é a única cidade do Norte do país que conta com um ecoparque. Trata-se de um complexo projeto de infraestrutura que abrange certificações ambientais; uma série de tecnologias para garantir a proteção do meio ambiente; e valorização dos resíduos sólidos urbanos fomentando a economia circular e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.

 

Com a destinação ambientalmente correta, esses resíduos passam a ser separados de forma mecanizada com reaproveitamento da matéria-prima que tem potencial para reciclagem. O rejeito- material que não pode ser reutilizado - é descartado em cápsulas protetoras, sem risco de contaminação para o solo e o lençol freático, que ainda permitem a extração do gás metano, transformando-o em energia e gás renovável. O ecoparque também gera créditos de carbono e utiliza os mais eficientes processos de tratamento do chorume (líquido oriundo da decomposição natural dos resíduos) que, ao final, é transformado em água de reuso.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS