Parcelamento do imposto força cidadão ir até Semfaz e pagar taxa dispensável
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os cidadãos de Porto Velho que necessitam fazer o parcelamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), estão esbarrando em uma enorme burocracia: estão sendo obrigados a irem até o prédio da Semfaz (Secretaria Municipal de Fazenda) para enfrentar filas e sendo forçados a pagarem uma taxa abusiva de 9 reais por guia/folha impressa pelo órgão público.
O motivo é que ao entrar no site da Semfaz para a pessoa gerar a própria guia de pagamento, surge uma janela informando um erro: “[005] A impressão deste D.A.M. somente poderá ser realizada presencialmente”, conforme a imagem.
Isso obriga o contribuinte a ir ao local e pagar a taxa que poderia ser dispensável e ecologicamente correta com a economia de papel.
Questionada, uma funcionária do local informou que o site está com problema e que não há previsão de quando retornará ao normal. Ainda segundo ela, o problema acontece desde janeiro desse ano.
“Quando o serviço estava disponível no site, o contribuinte não pagava taxa alguma para ter acesso a sua guia de pagamento”, pontuou um morador da cidade, que entrou em contato com o Rondoniaovivo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!