CONTA DE LUZ: Tecnologia e arquitetura contribuem para redução de consumo de energia

Paredes externas pitadas de branco absorvem apenas 20% calor do sol, tornando ambiente mais fresco e, consequentemente, reduzindo o uso de ar condicionado

CONTA DE LUZ: Tecnologia e arquitetura contribuem para redução de consumo de energia

Foto: Ilsutrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Segundo estudos da Internacional Data Corporation (IDC), no ano de 2020 foram vendidos 801,5 milhões de aparelhos “smart home” no mundo e a expectativa é de que a cada ano esse número aumente. Produtos como: sensores de presença, controle de iluminação, áudio e vídeo, portão, câmeras e uma série de equipamentos podem ser controlados a distância através do celular ou computador.
 
 
Há diferentes modelos, com faixas variáveis de preço e que podem ser adquiridos pela internet. Sistemas de automação estão cada vez mais acessíveis se tornando aliados também para economizar na conta de luz.
 
 
A tendência mundial também está sendo adotada por rondonieneses como o técnico em radiologia, Rezende Silva, que reduziu 20% do valor da conta de energia com ajuda de tecnologia.  No fim do ano passado, ele investiu em produtos de automação residencial para tornar sua casa inteligente e evitar o desperdício de energia.
 
 
“O investimento valeu a pena, pois economizo energia e ainda reduzo os impactos ambientais. Através da minha assistente virtual, consigo monitorar a casa e controlar tudo através do meu smartphone. Outras mudanças que fiz na minha rotina foram a aquisição de lâmpadas de LED, evito o chuveiro elétrico, mantenho a temperatura do ar condicionado sempre em 24º e pequenas adaptações na estrutura da casa”, afirmou Silva.
 
 
A estrutura e decoração dos ambientes também contribuem para sensação térmica mais agradável. Essa é uma das formas encontradas por arquitetos e engenheiros para reduzir o consumo de energia e ainda garantir o conforto dos lares. Variáveis como temperatura, umidade, ventilação e radiação solar são pontos fundamentais que podem influenciar nos ambientes.
 
 
O arquiteto Fabiano Medeiros, que atua na coordenação de facilities da Energisa em Rondônia, explica que a posição da casa no terreno e a cor do ambiente influenciam também no quanto os eletrodomésticos, como ar condicionado, serão mais utilizados ou não.
 
 
“Janelas posicionadas em áreas com maior circulação de ventos deixam a casa mais arejadas e, consequentemente, o calor é menor. Assim como pintar as paredes da casa e o telhado de branco, pois as cores claras além de refletirem melhor a luz natural, reduzem o consumo de iluminação artificial”, destacou Medeiros. 
 
 
Estudos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo comprovam que tintas brancas absorvem apenas 20% do calor enquanto as escuras chegam a absorver 98%, ampliando a temperatura do ambiente. “A vegetação também é uma das grandes aliadas da redução do consumo de energia. Árvores, jardim de inverno ou vertical ajudam a umidificar o ambiente, fazem sombra que refrescam o ambiente e ainda deixa a casa mais bonita,” concluiu o coordenador. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS