AJUDA: Prefeitura abre inscrições para cadastro no Serviço Família Acolhedora

Serviço oferece lar temporário para crianças e adolescentes com direitos violados

AJUDA: Prefeitura abre inscrições para cadastro no Serviço Família Acolhedora

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

As inscrições para o cadastro de famílias no Serviço de Acolhimento Familiar (SAF), da Prefeitura de Porto Velho, estão abertas até o dia 20 deste mês. O acolhimento de crianças e adolescentes que tenham seus direitos fundamentais ameaçados é oferecido através deste serviço.
 
“É uma modalidade de acolhimento que oferece tratamento individualizado às crianças e aos adolescentes que estão sob medida de proteção. A eles é garantido o direito fundamental à convivência familiar”, explica Vanuza Marchioli, gerente do SAF.
 
Na prática, o serviço organiza o acolhimento de crianças e adolescentes de zero a 18 anos em famílias cadastradas.
 
O procedimento garante proteção integral aos acolhidos através de famílias que, voluntariamente, se disponibilizam em ajudá-los de forma provisória.
 
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasf), as famílias são acompanhadas por uma equipe técnica do Serviço e também pelo Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, além dos conselhos tutelares.
 
O objetivo é evitar que crianças e adolescentes sofram os efeitos resultantes do abandono e violação de direitos fundamentais, como tristeza, rejeição, atrasos no desenvolvimento cognitivo e comprometimentos na construção de laços sociais.
 
AJUDA
 
Após o cadastro, as famílias são submetidas a capacitação, avaliação e habilitação pela equipe técnica do serviço que incluem psicóloga e assistente social. Se aprovada, é concedido a um de seus membros o Termo de Guarda e Responsabilidade, além de subsídio financeiro no valor de um salário-mínimo mensal que deve ser revertido em prol da criança ou adolescente acolhido, durante o período em que estiver sob os cuidados da nova família.
 
Quem tiver interesse em fazer parte desse serviço de acolhimento familiar, não pode ter objetivo de adoção, pois o acolhimento é temporário, enquanto durar a medida protetiva da criança ou adolescente.
 
REAVALIAÇÃO
 
A Lei prevê que a criança ou adolescente inserido no serviço de acolhimento familiar terá a sua situação reavaliada, no máximo, a cada três meses.
 
Hoje, o serviço é oferecido por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
 
O formulário está disponível para a inscrição e avaliação das famílias até o dia 20 de março de 2021. ACESSE AQUI
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS