AVANÇO: 11 escolas de Rondônia alcançam o 1º lugar no ranking do Ideb

O programa do Ministério da Educação atende atualmente a 18 escolas, sete delas só aderiram a ele em 2020, ano marcado pela pandemia mundial do coronavírus

AVANÇO: 11 escolas de Rondônia alcançam o 1º lugar no ranking do Ideb

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o melhor resultado em notas e taxas de aprovação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na região Norte, o Estado de Rondônia avança na qualidade em educação. Onze escolas estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral de diferentes regiões, que adotaram o Programa Escola Novo Tempo, supervisionadas pela Gerência de Educação Básica e Sub-Gerência de Educação Integral da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estão comemorando o sucesso de 2019.
 
O programa do Ministério da Educação atende atualmente a 18 escolas, sete delas só aderiram a ele em 2020, ano marcado pela pandemia mundial do coronavírus. As que se classificaram este ano já haviam obtido notas significativas em 2017, como informa a Diretoria Geral de Educação da Seduc. O Ideb é avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 
Os estabelecimentos educacionais rondonienses classificados em 1º lugar foram: Escola Professor Alejandro Yague Mayo (Ji-Paraná), 6;  Cândido Portinari (Rolim de Moura), 5,7; Juscelino Kubitschek de Oliveira (Alta Floresta d’Oeste), e Capitão Sílvio de Farias (Jaru), ambas 5,5; Marechal Cordeiro de Farias (Pimenta  Bueno), 5; Sete de Setembro (Espigão d’Oeste), 5; Brasília (Porto Velho) e Josino Brito (Cacoal), ambas 4,9; Heitor Villa Lobos (Ariquemes), 4,8; Simon Bolívar (Guajará-Mirim), 4,5; e Marechal Rondon (Vilhena), 4,2.
 
Os resultados divulgados pelo Ministério da Educação na primeira quinzena do mês de setembro, apresentam os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática do 3º ano do Ensino Médio, que surpreenderam, e da mesma forma, a taxa de aprovação nos demais anos escolares.
 
Desde 2005, quando foi criado o Ideb, os resultados apontam o Ensino Médio estadual com o melhor desempenho de todas as edições anteriores, evoluindo em 2019 no rendimento escolar e no desempenho da etapa, após anos em estabilidade. Na edição de 2017, o Estado possuía um Ideb de 4.0 no Ensino Médio, ficando em quinto lugar no cenário brasileiro. Nesta edição de 2019, o Estado obteve nota 4.3, faltando pouco para atingir a meta de 4.8 proposta pelo Inep.
 
Os resultados ampliam as possibilidades de mobilização da sociedade e do Poder Público em favor da educação, pois indicam a necessidade de melhorias no sistema, difundindo e valorizando a cultura do aprendizado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS