Estão em preparação 19 agentes que vão orientar e buscar recursos para empreendedores
Foto: ASSESSORIA SEBRAE
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Quando o economista de Bangladesh Muhammad Yunus criou o Grameen Bank, seu objetivo foi acabar com a pobreza, ele era o presidente e o governo de Bangladesh o principal acionista. Trata-se de um banco que oferece intensivamente microcrédito para milhões de famílias. Desde 1970 em seu discurso, Yunus afirmava que é impossível ter paz com pobreza e antes dessa data a palavra "microcrédito" não existia. Yunus a utilizou para designar um tipo de crédito, criado por ele, cujo objeto principal não são os pequenos produtores, mas sim as populações pobres, que não têm absolutamente acesso a qualquer outro tipo de crédito. O Sebrae incentiva a utilização desse instrumento para garantir recursos que possam ser investidos, por pessoas que precisam de aporte financeiro para iniciar suas atividades empreendedoras.
Com a proposta de preparar agentes que assistam futuramente aos empreendedores que procuram esses recursos, foi realizada em Pimenta Bueno a primeira turma de agentes de microcrédito. A capacitação aconteceu no período de 5 a 7 de novembro em parceria com o Sistema de Cooperativas do Brasil (SICOOB) Credip, Associações Comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) dos municípios de Espigão do Oeste, São Felipe, Novo Horizonte, Cacoal, Pimenta Bueno, Alta Floresta, Rolim de Moura e Nova Brasilândia.
Foram preparados 19 futuros agentes de microcrédito para que possam colaborar de maneira efetiva com a orientação para acesso às linhas de microcrédito disponibilizadas pelas instituições financeiras. A preparação também contribuiu para que os agentes exerçam um importante papel no desenvolvimento socioeconômico nos seus municípios com apoio e orientação aos empreendedores que buscam estas linhas de crédito como forma de crescer, se desenvolver e gerar renda.
De acordo com Liliane Cougo, analista do Sebrae em Rondônia, essa foi a capacitação inicial, o programa não termina aí, os agentes continuarão a receber instruções e terão nova fase de aprimoramento para bem cumprirem suas metas. Na primeira etapa receberam orientações teóricas e práticas sobre os conceitos do microcrédito, as características do público alvo dos programas de microcrédito, os conceitos básicos de gestão e as ferramentas para análise de crédito e gestão da carteira, levantamento de informações para elaboração e análise da viabilidade do empreendimento, dentre outros temas de espeial relevância. Brevemente será marcada a data para início da nova capacitação e após sua conlusão serão avaliadas as resultantes, para então ter início uma série de outros municípios que terão seus agentes capacitados.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!