Plataforma registra coordenadas geográficas, imagens e informações de áreas onde estejam ocorrendo queimadas
Aplicativo é utilizado durante Operação Verde Brasil / Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Coordenação de Inteligência (COINT) do Centro Regional de Porto Velho (CR-PV) desenvolveu um aplicativo para coletar informações mais dinâmicas sobre a Amazônia Legal. A plataforma registra coordenadas geográficas, imagens e informações de áreas onde ocorrem queimadas. Isso ajuda as missões de reconhecimento e dá subsídios para o planejamento das ações de combate aos focos de incêndios.
“Por meio do celular, é possível registrar em campo os focos de calor e enviar dados de latitude e longitude, intensidade do fogo e outras observações para um banco de dados. A plataforma consegue registrar essas informações mesmo estando em áreas remotas e sem acesso à internet”, explicou Mario Fraga, responsável pelo desenvolvimento do programa.
O aplicativo “Olhos de Águia” foi criado após a publicação do decreto que instituiu a operação Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para combate aos focos de incêndio na Amazônia. A ferramenta busca integrar sistemas para permitir o acesso aos dados na sala de situação da GLO. Após um período de testes, o aplicativo começou a ser utilizado na última semana pelos órgãos parceiros do Censipam.
“O aplicativo ajudará na identificação dos focos de calor e será uma grande ferramenta na tomada de decisão para os comandantes durante a operação”, afirmou Clodoaldo Furtado, coordenador de Inteligência do CR-PV.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!