Os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio que, por 13 anos consecutivos, foi responsável pelo atendimento às crianças com câncer no Estado de Rondônia, agora transferidas para o Hospital do Amor, na BR 364
Equipe da Oncopediatria do HB, a homenageada na noite / Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com um perfeito “Jantar Árabe” a caráter, o espaço Casablanca Cerimonial e Eventos foi palco, na última sexta feira, 26/10, de uma merecida homenagem à equipe de profissionais da Oncologia Pediátrica do Hospital de Base de Porto Velho – os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio que, por 13 anos consecutivos, foi responsável pelo atendimento às crianças com câncer no Estado de Rondônia, agora transferidas para o Hospital do Amor, na BR 364.
Criado e implantado em 2005 pelo então “apenas” pediatra Robinson Cardoso Machado Yalusan, que buscou sua especialização em Oncologia Pediátrica, à época, especialmente para atender à demanda por este serviço, até então inexistente no Estado, a história da Coordenação de Oncopediatria do HB se confunde com a história de vida de seus personagens, a começar pela história do doutor Robinson Machado, seu coordenador até setembro deste ano – e primeiro presidente do NACC.
ENTENDA A HISTÓRIA DA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA EM RONDÔNIA
Até 2005, quando a Oncopediatria do HB foi criada, o atendimento a crianças com câncer era feito, ainda sem a infraestrutura necessária e, portanto, com grandes dificuldades, em outros setores do hospital, o que sem dúvida não era tecnicamente recomendável, devido ao nível de complexidade técnica exigido pelo tratamento.
A partir da criação da Coordenadoria, – e do consequente aporte de recursos pela Fundação Banco do Brasil para compra de equipamentos – sob o comando do doutor Robinson, nomeado seu coordenador, o setor veio se estruturando, passando a atender a demanda não só de Rondônia mas de outros Estados e alguns países vizinhos, como a Bolívia.
Em 2018, com o início das operações do Hospital do Amor, gerido pelo Hospital do Câncer de Barretos, uma referência na área, a Oncopediatria do HB foi desativada, sendo seus pacientes transferidos para aquela unidade hospitalar.
A FESTA NO CASABLANCA
Um jantar árabe a caráter, com buffet típico e direito inclusive à dança do ventre da professora Cristina Pontes, foi o que se viu nesta merecida homenagem aos abnegados profissionais do HB nessa noite – eles que por treze anos lutaram incansavelmente pela VIDA....
Recepcionados pelo presidente do NACC, e empresário e empreendedor social Sidnei Matos, os cerca de duzentos convidados foram brindados com uma programação estudada em seus mínimos detalhes, desde até a escolha dos pratos típicos mais expressivos da cozinha árabe até a deliciosa água “saborizada” e os sucos regionais servidos aos convidados.
Prestigiado por autoridades principalmente do Poder Judiciário – um dos grandes parceiros do NACC – além de expressivas personalidades da mídia e do mundo político e social do Estado, o jantar foi um absoluto sucesso, digno do sucesso humano e profissional da equipe da Oncopediatria do HB – os homenageados da noite, a quem foi entregue, pelos presidente do NACC, individualmente, um “Certificado de Agradecimento”.
Doutor Robinson Machado, ex-coordenador da Oncopediatria do HB e primeiro presidente do NACC, ladeado pelo atual presidente, Sidnei Matos, e pelo publicitário Jari Moraes, da Agência NDA, um dos seus mais dedicados colaboradores
As pioneiras da Oncopediatria e do NACC, dona Abadia e Enfermeira Andreia Menezes, tenda ao lado a mãe e a irmã
Presidente do NACC, Sidnei Matos, ladeado pelo desembargador Isaías Fonseca de Moraes, o ex-diretor geral do DETRAN/RO, Dr. José de Albuquerque Cavalcante e esposa, professora Plantina Albuquerque.
Acesse as fotos do evento pelo link
https://drive.google.com/open?id=1BCWQQ7T4bu0-nHOsKEUpBWZ636gVMQPM
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!