Os participantes aprenderão duas técnicas de construção natural que não agridem o meio ambiente – a hiperadobe (terra ensacada) e a bambu a pique
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante quatro dias, de 19 a 22/7, os participantes do Curso de Bioconstrução aprenderão duas técnicas de construção natural que não agridem o meio ambiente – a hiperadobe (terra ensacada) e a bambu a pique. A capacitação, aberta a todos, será realizada na área onde ocorria a peça teatral Jerusalém da Amazônia, na BR 364, Km13, sentido Cuiabá. Esta é a primeira vez que um curso nesse segmento é realizado na capital. Valor no final do texto.
O evento é promovido pelo Instituto Vida Sustentável. Além dessas técnicas, serão abordados conhecimento teórico sobre outras estruturas e tintas naturais, além de roda de conversas, mini oficinas e exibição de filmes.
“São construções com terra. Os participantes vão aprender, na prática, os como erguer paredes de hiperadobe e pau a pique”, explicou Regina Morão, uma das organizadores da oficina.
A programação inclui prática e teoria acerca dos conceitos de Bioconstrução/Construção Natural, Arquitetura Orgânica e Bioclimática, técnicas de construção com terra (obra, tintas naturais e manuseio de ferramentas). “Além disso, queremos também divulgar e fomentar a bioconstrução, mostrar que é viável e que qualquer pessoa pode fazer”, acrescentou a arquiteta.
Durante o período do curso, os alunos ficarão hospedados em uma escola da comunidade, mas poderá também levar barraca para ficar na área de camping. Será fornecido alimentação – café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta.
Vale destacar que a alimentação será vegetariana. O grupo aproveitará também para discutir sobre alimentação saudável e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).
Facilitadores
Bruno Paz é arquiteto e urbanista pela Universidade Luterana do Brasil (2016), Permacultor pelo Instituto Curare. Estuda bioconstrução há 11 anos. Atualmente faz parte do escritório Casa Tropical e é membro do Instituto Amar-te. Tem o intuito de implementar e difundir soluções sustentáveis em Rondônia.
Regina Morão é arquiteta e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA). Atualmente é docente nos cursos de Engenharia da UNESC – Porto Velho. Tem experiência em bioconstrução e intervenções urbanas.
Serviço
Investimento: R$ 400,00. Inclui curso + alimentação + hospedagem (alojamento compartilhado ou camping) + os materiais.
Pagamento
Depósito ou transferência bancária para a conta:
Banco do Brasil | Agência: 3181-X | Conta Corrente: 23.320-X
Luana Lopes da Silva | CPF: 056.090.799-00
Boleto via PagSeguro (https://is.gd/bioconstrucaoro)
Parcelado em até 4x via PagSeguro (https://is.gd/bioconstrucaoro)
Parceiros: Jerusalém da Amazônia, apoio – Instituto Amar-te, Clube Marmita e Agrofloresta Rondônia.
Informações: por meio do FACEBOOK ou email para: reginamorao@gmail.com
Curta o Blog de Ponta Cabeça no Facebook
Siga no Instagram: blogdeponta_cabeca
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!