Meningoencefalite por herpes, doença que matou filho de cantora

Meningite e encefalite herpética: o que são essas doenças?

Meningoencefalite por herpes, doença que matou filho de cantora

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última terça-feira (14), o adolescente Matheus Oliveira, de 17 anos, filho da cantora gospel Eyshila, morreu em função de um quadro de meningite viral e encefalite herpética (causada pelo vírus do herpes). A rapidez com que as doenças avançaram, matando o rapaz em menos de uma semana, pegou todos de surpresa. Entenda, a seguir, como esses acometimentos ocorrem e por que eles são tão graves.

Morte do filho da cantora Eyshila

Há cerca de uma semana, Eyshila usou suas redes sociais para pedir orações para seu filho, que estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Ontem (14), o adolescente morreu por causa de um quadro de meningite viral agravado por uma encefalite herpética.

Meningite e encefalite herpética: o que são essas doenças?

O infectologista Gabriel Cuba, do Hospital 9 de Julho, de São Paulo, explica que a meningite é a infecção das meninges, membranas que revestem o sistema nervoso e servem também como proteção. Já a encefalite é caracterizada pela chegada da infecção ao tecido cerebral.

VEJA TAMBÉM: Criança prende a cabeça em panela de pressão durante brincadeira

 

É comum que os dois acometimentos ocorram juntos, caso em que a doença passa a ser chamada de meningoencefalite. O agente causador mais comum é o vírus do herpes simples do tipo 1, o mesmo que causa herpes labial. O herpes é também o principal gerador de encefalite (quando ela ocorre sozinha), enquanto a meningite tem outras causas comuns, como fungos e bactérias.

É comum evoluir tão rápido?

Gabriel Cuba explica que não é raro que a meningoencefalite evolua rapidamente como aconteceu com Matheus, que foi internado e morreu dentro do intervalo de apenas uma semana. Esse desfecho também não é incomum: de acordo com o infectologista, ele ocorre em cerca de metade dos casos.

Sequelas

Os cerca de 50% dos pacientes que sobrevivem à meningoencefalite podem ficar com sequelas. O especialista explica que elas são muito variáveis, pois dependem da extensão do dano neurológico, que costuma ser difuso. De maneira geral, elas podem variar de leves alterações de consciência até coma irreversível.

Como identificar a meningoencefalite

Gabriel Cuba explica que quanto antes a meningoencefalite for identificada e tratada maiores as chances de se curar e não ter sequelas. A doença engloba sinais tanto da meningite quanto da encefalite.

Sintomas da meningite:

• Febre
• Dor de cabeça
• Dor e rigidez na nuca
Sintomas da encefalite:
• Alteração do nível de consciência
• Alterações do comportamento

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS