Escola Família agrícola é ampliada
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foi realizada na tarde desta quinta-feira (15), solenidade que marcou a entrega de dormitórios femininos, para atender as alunas da Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai (EFA). A obra de ampliação da escola é referente a emenda parlamentar do ex-deputado Anselmo de Jesus e de contrapartida da Prefeitura de Jaru.
O diretor da EFA, Sidnei Roberto, enfatizou que tem muita gratidão pela Escola de Jaru. “Agradeço a todos os gestores que priorizam a nossa escola”, disse. Sidnei frisou que precisamos entender que a cada passo, devemos deixar o nosso legado, sempre baseado na ética.
O vereador Benildo lembrou que a história da EFA é muito bonita. “Justiça seja feita, que é uma história é antiga, mas só se tornou realidade em 2013, quando começou a funcionar", citou.
O parlamentar ainda destacou que destinou R$ 10 mil de sua emenda parlamentar para a compra de equipamentos para atender a escola. “Espero que esses equipamentos sejam aproveitados da melhor forma pelos alunos e colaboradores”. Os equipamentos foram entregues após a cerimônia.
Para o secretário de educação, Leomar Lopes, a pedagogia implantada pela EFA é excelente. “ Com a EFA, pensamos numa educação diferenciada para os alunos do campo, por isso, cada vez que trazemos benefícios é motivo de muita satisfação”, reiterou.
O ex-deputado Federal, Anselmo de Jesus, falou que conhece tudo de EFA. “O objetivo da EFA é valorizar a educação no campo”. Anselmo destacou que todos os benefícios conquistados pela EFA é uma somatória de esforços. “Quando todos buscam e lutam, todos ganham com as melhorias”.
A prefeita Sonia Cordeiro reiterou que ao inaugurar esses dormitórios, é a conquista de mais um pedacinho de um grande sonho. “Todo investimento feito na educação é importante, pois formação é a construção de cidadãos. “A EFA faz um grande diferencial para os jovens rurais de Jaru e de outros municípios”, finalizou.
A EFA É uma escola comunitária que atende centenas de alunos e trabalha mediante a pedagogia da Alternância, ou seja, metade dos estudantes estudam na escola durante 15 dias, nos outros 15 dias aplicam o que aprenderam na propriedade rural, enquanto a outra turma recebe as orientações teóricas. O sistema empregado em todas as EFAs do país. A EFA de Jaru é a primeira das seis escolas família agrícola do estado a promover a mudança do curso de Técnico Agrícola para Técnico em Agroecologia.
Ainda participaram do evento, o presidente da Câmara de Cacaulândia Genê Falcão, a vereadora Paula, e o prefeito de Cacaulândia Edmar Amorim. Treze alunos de Cacaulândia estudam na EFA de Jaru. Ainda esteve na cerimônia o representante do deputado Lazinho da Fetagro, Ênio Queiroz, entre outras autoridades e representantes de entidades.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!