Intenção de consumo em Porto Velho é maior que o índice Brasil

Intenção de consumo em Porto Velho é maior que o índice Brasil

Intenção de consumo em Porto Velho é maior que o índice Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Embora o consumo no Brasil esteja em queda em comparação a 2014, o termômetro de vendas em Porto Velho continua aquecido e num patamar além dos níveis verificados nacionalmente, demonstrando que o mercado local não está sofrendo tanto quanto outras regiões com a crise econômica pelo qual passa o País. 
Segundo o que demonstra a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO), em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), no mês de maio Porto Velho ficou com um índice de 106,3%, enquanto o patamar nacional ficou em 96,4%, ou seja, 10,3% a mais.
Para o presidente do Sistema Fecomércio/RO, Raniery Araujo Coelho, os números apurados refletem a conjuntura atual que, com as medidas de elevação das taxas de juros, de cortes e impostos, refletem diretamente sobre o consumo. “Mas, o importante é verificar que num comparativo a economia rondoniense se mantém melhor que o cenário nacional e também de outras regiões, permitindo que os empresários criem suas estratégias e também definam seus investimentos com mais cautela”, analisa.
O Departamento Econômico da Fecomércio Rondônia acentua que os dados, apesar de relativamente serem bons em relação a de outras unidades da Federação, não permitem que se possa esperar uma reação do comércio no curto prazo, embora seja possível alguma reação no segundo semestre. Também a projeção do volume de vendas do varejo de Rondônia, que antes possuía um crescimento previsto de 3,7% no ano sofreu uma revisão para 2,9%, uma queda, portanto, de 8 pontos percentuais.
ZONA NEGATIVA
Na metodologia da pesquisa do ICF as pontuações vão até 200, sendo que quando abaixo de 100 pontos o indicador está negativo, demonstrando uma retração no consumo. É a primeira vez desde o início da série histórica, em janeiro de 2010, que o índice Brasil entra na zona negativa, abaixo de 100 pontos.
A pesquisa apontou também queda em todos os sete itens analisados em Porto Velho, ou seja, todos tiveram variações negativas com destaque para a Perspectiva Profissional que caiu (-11,4%) e para o Momento para Duráveis (-11,3%). É preciso ressaltar que mesmo caindo apenas -3,5% no mês, o Nível de Consumo Atual, com 83, 8 pontos e o Momento para Duráveis, com 86,7 pontos, são os únicos que permanecem na zona negativa abaixo dos 100 pontos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS