Ecoporé prestigia a reabertura do Parque Natural em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No dia 28 de fevereiro de 2015, o presidente da Ecoporé, biólogo Marcelo Ferronato, participou da solenidade que marcou a inauguração do Parque Natural, em Porto Velho. A cerimônia teve a participação do prefeito da capital, Mauro Nazif, do vice-governador do Estado de Rondônia, Daniel Pereira, dos secretários municipais e estaduais, vereadores, representantes do Exército, universidades, além da imprensa e sociedade em geral. Marcelo Ferronato parabenizou a equipe da prefeitura e destacou a importância deste espaço para comunidade.
“É uma grande conquista para a população de Porto Velho que poderá aproveitar este parque com mais segurança e conforto. A comunidade precisa de mais espaços que proporcionem um contato direto com a natureza, praticando atividades voltadas a Educação Ambiental, que incentivem a preservação do meio ambiente e ressaltou a satisfação que a sociedade civil tem quando recebe do poder público uma obra concluída.”, destacou.
Na ocasião, Ferronato presenteou o prefeito e o secretário de meio ambiente, Edjales Brito, com a um kit multimídia do projeto Viveiro Cidadão, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e frisou que é do “interesse da Ecoporé buscar projetos dessa grandeza também para o município de Porto Velho”.
De acordo com o Edjales Brito, por determinação do prefeito a Secretaria do Meio Ambiente está desenvolvendo um programa de revitalização dos parques.
Fazem parte desse programa o Parque da Cidade, Parque Circuito, Parque Jardim das Mangueiras, entre outros. “No caso específico deste parque, as famílias poderão desfrutar do ecossistema amazônico conservado, com suas matrizes naturais, somado às ofertas de lazer, cultura e qualidade de vida”, declarou o secretário.
Parque Natural
Foram entregues à população a parte de acessibilidade com calçadas de piso podotátil, um novo playground, área de piquenique, os prédios do Museu e da Sede Administrativa, o circuito de arvorismo, três trilhas e o viveiro municipal. Tudo isso numa área superior a 390 hectares com flora e fauna naturais
O prefeito falou sobre a obrigação da Prefeitura de investir em espaços de lazer para a população, mas que o Parque Natural representa algo a mais que apenas isso, pois se trata também de uma grande unidade de conservação natural do município e espaço apropriado para muitas pesquisas acadêmicas.
“Creio que estamos hoje lançando um modelo de espaço para toda a região amazônica. Em Porto Velho está acontecendo algo atípico. Muitas vezes, locais que recebem grandes obras, como são as usinas do Madeira, assim que encerrado o tempo de construção dos grandes empreendimentos se tornam regiões com crises sociais e econômicas. Isso não está ocorrendo aqui. O município está conseguindo se desenvolver apesar das crises ao seu redor. Num tempo assim, estarmos hoje ofertando à população um parque como este nos traz grande satisfação, pois precisamos cuidar de todos os interesses, que não são apenas de pavimentações ou ações semelhantes”, disse Nazif. dias de funcionamento do Parque Natural serão das terças-feiras aos domingos, das 09 às 17 horas. Os dias de funcionamento do Parque Natural serão das terças-feiras aos domingos, das 09 às 17 horas.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!