Sticcero fará cursos para trabalhadores em Machadinho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A população de Machadinho terá, em breve, um empreendimento que vai gerar milhares de empregos em toda região. Pensando na qualificação da mão-de-obra especializada, o sindicalista Raimundo Toco, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero) já iniciou o processo para abertura de uma sub sede em Machadinho.
Toco disse que recentemente os sindicalistas Enélcio Pereira, diretor financeiro da entidade, Eucrides Queiros e Clébio Lobato, estiveram em Machadinho e mantiveram contatos com autoridades municipais para futuras parcerias em cursos de aperfeiçoamento de profissionais da construção civil.
Preocupado com a geração de empregos no setor da construção Civil, Toco afirmou que a Secretaria Municipal de Planejamento de Machadinho acenou com a possibilidade de fechar a parceria com o sindicato, pois o Sticcero prepara os trabalhadores na construção civil para os empregos que advirão com a construção da futura usina que será construída em Tabajaras.
"Parceria com a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) deve ser formalizada para aperfeiçoar e qualificar os trabalhadores da construção civil, especialmente os pedreiros e armadores - não só de Machadinho, mas da região", afirmou Enélcio.
O presidente do Sticcero elogiou a conduta da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Machadinho do Oeste, tendo em vista que os sindicalistas tiveram uma excepcional receptividade e a preocupação do Sticcero é fazer com que Machadinho tenha mão-de-obra qualificada quando do início das obras da construção da usina do rio Machado, visto que a cidade e que vai ganhar com a geração de empregos e rendas.
" Vamos preparar os profissionais de Machadinho para o futuro emprego. Quem tem a ganhar é o município. Queremos começar imediatamente a cadastrar os interessados nos cursos e, no menor espaço de tempo possível estaremos com a nossa sub sede do Sticcero aberta e colocada à disposição dos trabalhadores interessados nos cursos que vamos oferecer", explicou Clébio.
O Sticcero tudo fará para que os cursos possam ser oferecidos dentro do que preconiza a legislação dos cursos profissionalizantes e o Sticcero servirá como um elo de ligação com a indicação dos futuros empregados das empresas que vão operar na usina, haja vista que um cadastro dos profissionais qualificados e com aperfeiçoamento será colocados à disposição dos departamentos de recursos humanos da empresa. "Estamos colocando toda nossa estrutura à disposição da classe trabalhadora de Machadinho. Esperamos obter receptividade por parte dos trabalhadores do município", finalizou Toco.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!