Na cerimônia de inauguração do pavilhão nacional será realizada uma formatura do Pelotão Especial de Fronteira do 24º Batalhão de Infantaria de Selva.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na próxima sexta-feira (19) a comunidade da Ponta do Abunã irá inaugurar mais um mastro da bandeira nacional brasileira na fronteira com a Bolívia. Desta vez, o local escolhido foi o porto da balsa de travessia do rio Madeira na Br 364.
O trabalho voluntário levou cerca de 10 meses e foi encabeçado pelo professor Marquelino Santana do ‘projeto Ética e Cidadania’, que realiza trabalho de grande importância na região de fronteira. O mastro possui cerca de 20 metros de altura e será hasteada com bandeira de grande porte.
De acordo com Marquelino Santana, o ponto escolhido é estratégico, fazendo contra-ponto com bandeira boliviana afixada na ilha do país vizinho, constantemente fotografada pelos usuários da balsa durante a travessia. “Nosso pavilhão ficará muito alto, iluminado, com bandeira feita especialmente para este pavilhão. Um símbolo representativo que aqui começa o Brasil. Espero que vire um ponto turístico no futuro.”
No final de 2012, a comunidade inaugurou outro pavilhão nacional, desta vez no porto do rio Abunã, no distrito de Extrema, local de conflito entre brasileiros e bolivianos, culminando com a ‘apreensão’ de um tenente boliviano que atravessou do lado brasileiro para impor sua autoridade. O oficial da Armada Boliviana foi seguro no Brasil pelos extrativistas que foram expulsos e sofrem constantes humilhações no país vizinho. Foi liberado após negociação e levado até Guajará Mirim para ser entregue a autoridades do seu país. Como forma de reafirmar nossa soberania, a comunidade fincou mastro da bandeira no ponto do conflito.
Na cerimonia de inauguração do pavilhão nacional será realizada uma formatura do Pelotão Especial de Fronteira do 4º Batalhão de Infantaria de Selva, com execução do hino nacional e descerramento de placas. O evento cívico patriótico tem inicio ás 10hrs. Juntamente com Marquelino Santana, estão apoiando o projeto os empresários Roberto Donner, Nereu Hamud e Paulo Andreoli.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!