“Quis doar porque, além de ajudar uma pessoa doente, é uma forma de fazê-la mais feliz”. Com essas palavras, a jovem Naoanne Lucas de Souza Mar descreveu o sentimento que a motivou cortar os cabelos e doar as mechas à unidade de Porto Velho do Hospital de
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“Quis doar porque, além de ajudar uma pessoa doente, é uma forma de fazê-la mais feliz”. Com essas palavras, a jovem Naoanne Lucas de Souza Mar descreveu o sentimento que a motivou cortar os cabelos e doar as mechas à unidade de Porto Velho do Hospital de Câncer de Barretos.
Os cabelos de Naoanne serão juntados aos de outros doadores e encaminhados a Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), de Barretos/SP, para produção de perucas, que serão doadas às pacientes que fazem quimioterapia. “É um ato simples que devolve a alegria às jovens e adultas que, devido ao tratamento, acabam perdendo os cabelos”, explica a assistente social Rosângela Rodrigues.
Naoanne conta que ficou sabendo da doação de cabelo através da irmã, Naomi. “Ela (Naomi) falou de uma amiga que fez a doação, achei uma boa ideia e fui incentivada por meus pais”, explica Naoanne. “Seria bom que todos tentassem ajudar, pois o amor e a alegria que levaremos ao próximo são imensos e nos deixam sem palavras”.
As doações podem ser feitas à assistência social do hospital. Depois de confeccionadas pela AVCC, as perucas são disponibilizadas às pacientes do Hospital do Câncer. “A peruca é usada e, posteriormente, devolvida ao hospital para beneficiar novos usuários”. Segundo a assistente social Rosângela Rodrigues a unidade de Porto Velho tem recebido, em média, 50 mexas por mês, o que resulta na produção de sete ou oito perucas.
Atendimento
Em agosto, na unidade Porto Velho, foram realizados 1.538 atendimentos ambulatoriais e, segundo informações da enfermeira responsável pela quimioterapia, a média mensal é de 280 pacientes que fazem infusões que podem gerar queda de cabelo, destes, entre 170 e 180 são mulheres.
“A procura pela peruca sempre existiu. Antes eram dadas informações de locais onde a paciente conseguiria a peruca, hoje, com as doações de mexas de cabelo, ficou mais fácil atender a demanda, mas as doações ainda são poucas”, acentua Rosângela.
O hospital do Câncer, em Porto Velho, fica localizado ao lado do Hospital de Base Doutor Ary Pinheiro, nas proximidades da Av. Jorge Teixeira, no Setor Industrial.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!