Entidades promovem seminário para fortalecimento de Planos de Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança

Entidades promovem seminário para fortalecimento de Planos de Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança

Entidades promovem seminário para fortalecimento de Planos de Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia, em parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual, o Tribunal de Justiça e a Secretaria de Assistência Social (SEAS), realizou nesta segunda-feira, dia 19 de maio, o Seminário do dia 18 de Maio - Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças.
O evento teve como objetivo discutir o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e Adolescentes no município de Porto Velho e fomentar a elaboração dos Planos Municipais de Enfrentamento à Violência Sexual. A abertura do seminário contou com a presença de integrantes das Secretarias Estadual e Municipal de Assistência Social, Delegacia da Criança e do Adolescente, Rede de Enfrentamento Municipal da Violência contra a Criança e o Adolescente e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
O evento foi realizado no auditório do edifício-sede do MPRO, em Porto Velho, e transmitido por videoconferência para os municípios de Ji-Paraná, Rolim de Moura, Presidente Médici, Santa Luzia, Ariquemes, Nova Brasilândia e Ji-Paraná. A diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância (CAOP-Infância), Promotora de Justiça Karine Ribeiro Stellato, ressaltou a importância dos Planos de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes em razão da necessidade de planejamento para estruturar as políticas públicas, programas e serviços. “Temos que fomentar a cultura da eficácia no combate à violência contra crianças e adolescentes”, afirmou a Promotora.
A Socióloga Graça Carvalho, palestrante do seminário e responsável pela revisão do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra a Criança e o Adolescente, realizado em 2013, enfatizou que o Brasil tem uma legislação eficaz no sentido de responsabilização dos envolvidos com crimes sexuais contra crianças e adolescentes, mas é preciso também que haja uma ação efetiva de políticas públicas para prevenção e atendimento das vítimas desse tipo de crime. Ela salientou que o Disque 100, principal serviço para recebimento de denúncias de violência contra criança e adolescente, em 10 anos de funcionamento, já recebeu mais de 160 mil denúncias em todo o país. “É preciso que as pessoas denunciem não só os casos de violência, mas também a falta de políticas pública para fazer frente a esse problema”, destacou.
Em 2013, o Estado de Rondônia registrou, proporcionalmente, o maior número de denúncias contra violência sexual contra crianças e adolescentes de 0 a 17 anos,no Disque 100, no total de 110, o que perfaz o índice de 21,15% denúncias por 100 mil crianças e adolescentes. No número de violações contra o direito das crianças e adolescentes, o estado figura na sexta colocação com 1.380 denúncias.
A Campanha “18 de maio - Dia nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” visa a prevenção e orientação sobre essas situações de violações dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, previstas na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. A iniciativa também faz parte do Projeto Conscientizar e Proteger do Ministério Público do Estado de Rondônia.
A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando a necessidade da defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.
Este ano se completam 14 (anos) anos da referida Campanha, surgida a partir da aprovação da Lei Federal 9.970/2000.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS