Alunos fazem visita solidária e doação na Casa do Ancião
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma visita e doação de alimentos à Casa do Ancião, pelos alunos da Escola Estadual João Bento da Costa, em Porto Velho, na última terça-feira (06-05) marcou como uma grande aprendizagem escolar. O encontro teve como objetivo de inserir os estudantes na realidade da comunidade, levando-os a refletir sobre os problemas sociais e a importância do trabalho voluntário.
Os alimentos doados foram arrecadados na da gincana escolar, envolvendo cerca de 1.500 alunos, que desde o início do ano participam de várias atividades esportivas, educativas (simulados e desafios), entre outras disputas. Foi mais uma oportunidade para os alunos exercitarem a solidariedade e refletirem sobre os problemas sociais. O abandono de idosos é um exemplo desse problema.
A estudante Mariana Silveira, 2°Ano 14, participante do ‘Multimídia Escolar’, afirma que a experiência foi muito boa. Ela disse que foi gratificante conhecer histórias diferentes e interessantes. “Se cada pessoa tivesse um pouco de solidariedade, nosso mundo seria melhor”, garante a adolescente.
Para a organizadora da gincana Elizabet Lima, o mais importante da visita foi observar que os alunos despertaram o interesse de retornar ao local para novas visitas. “Eles (estudantes) foram espontâneos ao conversar com os idosos mostrando interesse em conhecer as histórias de vida deles”, ressalta Lima, destacando que a ação social envolveu professores, funcionários, alunos e seus pais.
Mariana Mendes, mãe da aluna Giovana (1°Ano 11), acompanhou a visita da filha à Casa do Ancião e garante que a atividade foi produtiva para a vida de cada estudante. “Esse tipo de ação pode transformar os jovens e pessoas melhores. É ótimo ver a escola fazendo atividades para unir os alunos. Também é excelente que os jovens vejam a realidade do abandono de idosos para que eles (jovens) reflitam sobre o assunto e valorizem sua família”, analisa.
A diretora da Casa do Ancião, IuskaRockia, agradeceu a iniciativa da escola. Rockia frisa que em alguns momentos os idosos ficam depressivos quando se lembram do abandono. “Sempre que temos visitas eles se sentem muito melhor”, assegura a diretora.
De funcionário a morador da Casa do Ancião
José Chagas é o mais antigo morador da Casa do Ancião de Porto Velho. Ele chegou ao local aos 24 anos, como funcionário. Hoje, ele tem 88 anos de idade e uma história de 63 anos de convivência na casa.
O senhor José Chagas nasceu no Amazonas. Filho de pessoas humildes precisou trabalhar cedo. Aos 16 anos começou a trabalhar numa fazenda. Aos 24 anos mudou-se para Porto Velho para morar com a irmã, que faleceu logo em seguida.
Sozinho na cidade, Chagas procurou a Casa do Ancião e pediu para trabalhar no local, em troca de moradia, proposta que foi aceita. Chagas gostou tanto do local que trabalhou até sua aposentadoria e agora é um dos moradores.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!