Investimento em infraestrutura irá beneficiar a saúde de comunidades indígenas

Investimento em infraestrutura irá beneficiar a saúde de comunidades indígenas

Investimento em infraestrutura irá beneficiar a saúde de comunidades indígenas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Porto Velho e a Santo Antônio Energia (SAE) assinaram na manhã de hoje, sexta-feira, 2 de maio, o Termo de Cooperação Mútua para a execução do Plano Integrado de Saúde Indígena que beneficiará as comunidades Karitiana, Karipuna e Cassupá. O Plano Integrado foi elaborado pelo DSEI com as participações do Conselho Distrital de Saúde Indígena e da Santo Antônio Energia. Esta parceria visa a implementação de ações que proporcionarão melhorias, principalmente, na infraestrutura à saúde das comunidades indígenas.
A Casa de Saúde Indígena (CASAI) de Porto Velho – espaço que recebe os indígenas que fazem tratamento médico na cidade – será totalmente reformada. As obras abrangerão ainda urbanização e pavimentação interna e externa, ampliação do prédio com a construção de quatro observatórios com 24 leitos, guarita, depósito, lavanderia, lixeira para resíduos sólidos e uma estação de tratamento de esgoto. Também serão feitas melhorias de infraestrutura na terra indígena Karitiana, aldeia Bom Samaritano, com a construção de um poço tubular e um módulo sanitário. Os trabalhos de infraestrutura foram desenvolvidos pelo DSEI com apoio da concessionária que foi responsável pela elaboração dos projetos hidráulicos e elétricos. Os investimentos contemplarão também a entrega de equipamentos, materiais educativos em saúde e odontológicos
O prazo para a execução das ações é de 18 meses. O coordenador distrital de saúde indígena de Porto Velho, Jaumir Marques Ferreira, elogia a parceria com a concessionária. “Esta parceria é importante porque reforça nossa estrutura de trabalho com as comunidades indígenas, melhorando a qualidade do atendimento e fortalecendo a assistência à saúde”, explica.
 O Termo de Cooperação é um programa do Projeto Básico Ambiental - Componente Indígena, documento que estabelece ações de mitigação e compensação aos povos indígenas sob a influência da hidrelétrica Santo Antônio. “Estas novas ações de infraestrutura, entre outras, proporcionarão melhores condições e qualidade nos tratamentos de saúde de maior e menor complexidade, que necessitem da permanência do indígena na cidade. Com a ampliação da CASAI, será ampliada em mais de 60% a capacidade de leitos”, explica o gerente de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, Guilherme Abbad. Com o cumprimento do Termo, a Santo Antônio Energia apoiará todo o fluxo de atendimento à saúde da população indígena Karitiana, Karipuna e Cassupá. “O primeiro atendimento aos indígenas, em regra, ocorre na aldeia, no interior das terras indígenas, nos postos de saúde, onde a concessionária já construiu, entre 2010 a 2012, dois postos de saúde. Os casos de maior complexidade, entre outros, são encaminhados para a cidade, permanecendo o indígena e seu acompanhamento na CASAI de Porto Velho”, acrescenta Abbad.
Também, já foram doados pela Santo Antônio Energia quatro veículos para as associações indígenas Karipuna e Karitiana, destinados ao apoio nas ações de saúde.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS