Porto Velho tem penitenciária de alto padrão de segurança

Porto Velho tem penitenciária de alto padrão de segurança

Porto Velho tem penitenciária de alto padrão de segurança

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os apenados de Porto Velho passarão a receber um tratamento diferenciado a partir desta semana, pois serão submetidos ao procedimento do sistema de classificação, de acordo com o grau de periculosidade do preso, para que tenham tratamento diferenciado e possam de fato ser ressocializados. Aqueles que oferecem nível máximo serão transferidos para a Penitenciária Estadual Aruana, unidade prisional inaugurada na segunda-feira (31) pelo governo do Estado.
A unidade fica a cinco quilômetros da zona rural da Capital. Ocupa uma área construída de 2.149 metros quadrados e custou ao Estado R$ 3,9 milhões. E é a quarta unidade prisional entregue na atual administração, obedecendo aos padrões exigidos pelo Departamento Penitenciário Nacional, o Depen. O primeiro foi o Vale do Guaporé, em Porto Velho, seguido do Cone Sul, em Vilhena e o Jonas Ferreti, na cidade de Buritis.
A Penitenciária Estadual Aruana pode abrigar até 112 apenados em 28 celas, cada uma com quatro vagas. Todas equipadas com banheiro, ventilador de teto e água potável gelada. O presídio conta com instalações de um consultório odontológico e outro médico, com atendimento para os internos uma vez por semana e serviço contínuo de enfermagem. Além de alojamento para servidores, sala para o comissariado, sala de armas, almoxarifado, sala de triagem de apenados na chegada ao presídio e parlatório para visitas assistidas.
As obras da Penitenciária Estadual Aruana foram iniciadas em 2011 e a sua conclusão era uma grande necessidade para o sistema, como afirmou a secretária de Justiça, Elizete Lima, em virtude dos problemas que apresentam o déficit de vagas para atender a demanda dentro dos presídios. “Podemos dizer que esta obra inaugurada é uma grande contribuição para melhorar o problema de lotação das unidades prisionais de Porto Velho”, comentou a Elizete. Ainda segundo ela, as novas instalações também serão mais confortáveis e com nível de segurança diferenciado para os apenados.
No evento de inauguração, o secretário chefe da casa civil, Marco Antonio Faria, que representou o governador falou da importância de inaugurar uma unidade penitenciária com aquele porte. Também comentou que o governador Confúcio Moura tem um certo constrangimento em inaugurar presídios, mas que isso faz parte do ofício de quem governa.
Ainda em sua fala, o secretário aproveitou para informar aos futuros agentes penitenciários, que concluíram a academia, estavam presentes no evento fazendo uma manifestação pacífica, que ficassem tranquilizados pois esta situação da contratação já está em fase de finalização e eles estarão compondo o quadro de servidores que prestarão serviços naquele presídio.
Parceria
Segundo a secretária de Justiça, Elizete Lima o recurso para construção do novo presídio foi de compensação das usinas, tendo como parceira a Energia Sustentável do Brasil, que constrói a Usina Hidrelétrica de Jirau. “Esta obra estava por ser finalizada e por determinação do governador Confúcio Moura nós assumimos o desafio de concluí-la. Foi usada a mão de obra apenada e todo o serviço coordenado pela frente de trabalho que é acompanhada diretamente pela gerência penitenciária da Sejus”, informa.
1 - secretáriaA Penitenciária Estadual Aruana recebeu este nome de origem indígena, cujo significado é “Sentinela” – aquele que guarda – por revelar o sentido esperado para a nova unidade prisional, que é um marco diferencial de grande relevância para o sistema prisional estadual, visto que está destinada aos apenados do regime fechado e foi projetada para oferecer um alto padrão de segurança.
A solenidade de inauguração contou com a presença do juiz auxiliar da corregedoria do Tribunal de Justiça, Dalmo Bezerra; do comandante da Polícia Militar, coronel PM Paulo César Figueiredo; da secretária adjunta de Justiça, Sirlene Bastos; da promotora Andrea Nucini; do presidente do conselho penitenciário do Estado, Alonso Joaquim Silva e do representante da Energia Sustentável do Brasil, Normando Lira.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS