O flagra ocorreu no início da noite de sexta-feira (12), durante o patrulhamento de rotina de uma guarnição lotada na sede do 6º Batalhão de Polícia Militar em Guajará-Mirim.
Conforme relatos dos policiais militares que atenderam a ocorrência, minutos antes da abordagem o veículo Fiesta, cor prata e placa MXZ 9499 de Porto Velho, foi visto parado nas proximidades de um porto clandestino no bairro Triângulo. Anônimos ajudaram a PM na apreensão das folhas, fornecendo dados do acusado desde que ele desembarcou de uma canoa com motor tipo rabeta, em solo brasileiro. O suspeito foi alcançado transitando com o carro no cruzamento da Av: Princesa Izabel com Dom Xavier Rey, bairro Serraria, onde o veículo foi revistado e o motorista identificado como F. M. D. S., 20 anos, de profissão madeireiro. No interior do Fiesta foi encontrada uma sacola, com capacidade de aproximadamente 20 litros, plástica de cor preta contendo certa quantia de folhas de “coca”. De acordo com a legislação brasileira em vigor é proibida a entrada no Brasil, das referidas folhas alucinógenas.
O madeireiro foi encaminhado até a delegacia para confecção da ocorrência, após ser ouvido foi posto em liberdade.
Consta na ocorrência de nº. 1990-2013 registrada na depol local, que as folhas ficaram apreendidas, posteriormente levadas à PF para futuramente serem incineradas e arquivamento do caso.