Enquanto o recadastramento biométrico de Ariquemes segue “a todo vapor”, com média de 700 atendimentos dia e mais de sete mil realizados até o momento, os preparativos para o início do recadastramento em outros cinco municípios rondonienses se intensifica.
Uma equipe do TRE-RO está em Guajará-Mirim para definir, juntamente com a 01ª Zona Eleitoral, o local onde será realizado o atendimento dos mais de 27.000 eleitores do Município, tendo em vista que, por lá, o recadastramento inicia no dia 3 de junho.
A 1ª Zona Eleitoral engloba os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, que juntos somam eleitorado de aproximadamente 43.000 eleitores. Em Nova Mamoré o recadastramento inicia no dia 1º de Julho.
Em razão de suas peculiaridades geográficas, a logística de atendimento será diferenciada. Alguns distritos e localidades ficam muito distantes do centro, razão pela qual será necessário que a Justiça Eleitoral vá até esses cidadãos, como é o caso das comunidades indígenas de Rio Negro Ocaia e Santo André, localizadas a mais de 360 km da sede do cartório, sendo que o acesso é feito de barco.
Ainda sobre o atendimento aos indígenas, o cartório eleitoral estuda a possibilidade de fechar parceria com um professor da rede pública local e com a FUNAI, o que facilitará em muito o atendimento visto que esses profissionais dominam a língua nativa dos índios.
O juiz da 01ª Zona Eleitoral, Paulo José do Nascimento Fabrício, reuniu-se com a equipe do TRE para traçar as estratégias de atendimento nas comunidades mais isoladas. “Nesses pontos mais longínquos temos que planejar com muita cautela toda a logística, pois se esquecermos de levar uma caneta não há como voltar para buscar”, ilustrou o magistrado.
Ruzevan Saraiva (gerente do projeto biometria no Estado), André Frossard (assessor de comunicação do TRE-RO) e João Paulo (chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral) participam na terça (16) e quarta (17) de uma série de reuniões com Prefeitura, Câmara Municipal e representantes da imprensa de Guajará e Nova Mamoré, buscando o apoio das instituições para o bom fluir do recadastramento.