Professor afirma que Secretária abafa caso de estupro em escola

Professor afirma que Isabel Luz abafa caso de estupro em escola

Professor afirma que Secretária abafa caso de estupro em escola

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Professor Francisco Xavier.
O professor Francisco Xavier deu o depoimento mais contundente na sessão onde os deputados ouviram a secretária de Estado de Educação, Izabel Luz. Ele disse que a Lei 2.659, aprovada pela Assembléia Legislativa, não foi cumprida até agora, e solicitou ao líder do governo, deputado Kaká Mendonça (PTB), que exija o cumprimento da legislação, que determina a premiação de professores e funcionários das escolas melhores classificadas no Enem.
 
Xavier também citou uma portaria da Seduc, onde a secretária praticamente desconsiderou o Conselho Estadual de Educação, que deve normatizar o cumprimento da legislação. “É bom encontrá-la aqui, porque a senhora não vai às escolas, então essa é a oportunidade de falar”, destacou.
 
Ele disse que a secretária deve ter cuidado com alguns coordenadores de ensino, “que vieram bater palma para a senhora por causa das diárias, mas me citaram várias situações”, acrescentou. Ele lembrou que Confúcio, o filósofo, disse que os homens nascem próximos, mas a educação os separa.
 
“A educação hoje é no papel, mas não está sendo colocada em prática. Deputado Ribamar Araújo, o senhor é um homem questionador. Gostaria que o senhor fosse a Guajará-Mirim ver a situação de uma escola, a Simon Bolivar, onde aconteceu um caso de estupro e a senhora está abafando, secretária. Por que está abafando? Por que não leva essas informações à população”, indagou.
 
Ele lembrou que a secretária disse na Assembléia que é humilde, mas isso não é visto na prática. “Por que mandou investigar minha vida em Cacoal? Por que não usou a estrutura usada para trazer todas essas pessoas na Assembléia para me convocar e meu ouvir?”, indagou.
 
O professor Xavier disse que devem ser observados os Artigos 186, 187 e 188 da Constituição do Estado, que estabelece que os municípios e os Estados organizarão os sistemas de ensino de acordo com suas peculiaridades, e essas peculiaridades não vêm sendo cumpridas. “Os deputados, que representam o povo, deveriam visitar as escolas”, acrescentou.
 
Ele afirmou ainda, ter certeza de que a secretária não coloca os filhos dela para estudar em escola pública. “Coloque seus filhos na escola Bernardo Guimarães, onde eu leciono. Lá a temperatura chega a 58 graus na quadra. Como praticar esportes assim? Quero ver se a secretária vai cobrir essa escola”, destacou.
 
Ele citou a escola Maria Celeste, em Guajará-Mirim. “A diretora é uma ditadora. Ela viajou e não é penalizada. Por que esses diretores estão aqui (na Assembléia)? É por medo. A senhora se diz formada em Educação Física. Os alunos viajam para jogar e não têm como descansar, voltam praticamente em pau de arara. Vamos mudar isso, secretária”, pediu.
 
O professor Xavier lembrou que o Estado tem 20 mil professores, mas o governador Confúcio Moura não nomeia um professore de carreira para dirigir a Seduc. “O Jorge Elarrat é da Unir. O Júlio Olivar nunca concluiu o ensino médio”, lembrou.
 
Ele foi vaiado por servidores comissionados levados à Assembléia Legislativa pela Seduc em 63 carros oficiais, mas educadamente agradeceu as manifestações. O presidente da Assembléia Legislativa disse que ouvir a verdade dói. O deputado Kaká Mendonça pediu para que o professor faça as denúncias por escrito.
 
“Peço a vossa excelência que peça uma cópia do que eu disse ao serviço de taquigrafia. Os deputados estão aqui para fiscalizar, o meu papel é dar aula. Agradeço a paciência dos senhores deputados, que tiveram a sensibilidade de me ouvir”, afirmou. Hermínio Coelho disse a Kaká Mendonça que é difícil defender o governo.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS