Governador e bancada estadual debatem resoluções da BR-364 e dívida do Beron
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No intuito de melhorar o diálogo entre o governo de Rondônia e a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), o governador Confúcio Moura reuniu-se com a comitiva de parlamentares estaduais liderados pelo deputado Hermínio Coelho (PSD). O encontro ocorreu na sede da Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), nessa quarta-feira (06).
O presidente da ALE-RO detalhou a agenda dos deputados estaduais em Brasília. Segundo Hermínio, a intenção é buscar solução para problemas que afligem o Estado, como a dívida do Banco do Estado de Rondônia (Beron). Ele destacou que nesta quinta-feira (07) haverá uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), onde serão recebidos pelo ministro Ricardo Lewandowski para demonstrar o impacto dos pagamentos mensais à União, nas contas do Estado de Rondônia. "Essa dívida é imoral e nós não fizemos uma dívida para pagar a vida toda", completou.
O deputado Jean Oliveira (PSDB), destacou a importância do diálogo entre o governador e a bancada estadual. "Trocamos entendimentos para a problemática do Beron, acredito que é sempre muito importante a bancada estadual estar muito bem afinada com o governador. A política do estado vai melhorar com um acordo sobre o banco Beron. Não é possível que, enquanto qualquer cidadão possa aderir a crédito na faixa de 4%, 5%, Rondônia seja obrigada a pagar 15% ao ano, que é muito dinheiro", disse.
O governador Confúcio Moura, destacou um estudo que já foi feito em Rondônia, no qual comprova irregularidades nos valores cobrados pela União. Segundo ele, outros Estados como Mato Grosso, estão resolvendo o problema liquidando a dívida com o governo Federal enquanto utilizam crédito de bancos internacionais, que oferecem uma taxa de juros muito inferiores ao da União.
O deputado Hermínio falou da reunião marcada para esta quinta-feira, no Dnit, onde serão cobradas resoluções para as principais rodovias federais que cortam Rondônia.
Hermínio definiu como caótica a situação da BR-364. "O Dnit trata Rondônia diferente dos outros Estados. Não trata Rondônia como trata o Mato Grosso, ou trata outros Estados da federação", completou. Conforme o deputado Adelino Follador (DEM), o problema das rodovias do Estado, são muito graves e ocorrem quase diariamente acidentes com vítimas. Para ele é preciso focar o esforço na BR-364. Follador descreveu a importância da representação do governo. "Conhecemos a nova representação em Brasília, do governo do Estado que e nos surpreendeu a equipe que a compõe e assessora do governador", afirmou.
Confúcio agradeceu a presença dos deputados na representação, onde conheceram o local e a estrutura que está a disposição do governo do Estado. "Eu fiz um convite para eles conhecerem a superintendência que equivale a uma Secretaria de Estado. Conversamos amistosamente, tomamos café e foi realmente um encontro muito salutar de aproximação", finalizou.
Também participaram da reunião os deputados, Ana da Oito (PTdoB), Édson Martins (PMDB), Adriano Boiadeiro (PRP), Kaká Mendonça (PTB), Valdivino Tucura (PRP) e Cláudio Carvalho (PT).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!