O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) confirmou em Brasília, na última quarta-feira (22), que analisará os processos administrativos referentes a área denominada de Militão, localizada no município em Porto Velho. A afirmação ocorreu durante reunião entre o secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária do Estado de Rondônia (Seagri), Evandro Padovani e representantes do órgão federal.
A coordenadora de Regularização Fundiária, Edineia Gusmão, destacou que residem 1.300 famílias no local há quase 12 anos. A área é dividida em dois lotes e totaliza aproximadamente 843 hectares.
”O Estado está solicitando do Incra que, junto ao dono da área e aos posseiros que lá estão, aponte uma saída pacífica para solucionar este caso, para que não aconteça a reintegração e assim não ocorra no Estado, o que houve no passado”, disse Edineia referindo-se ao massacre ocorrido em Corumbiara. “A gente não quer ver essa situação novamente em nosso Estado”, disse.
O secretário da Seagri foi informado que o Incra fará a análise administrativa dos casos até o dia 27 de fevereiro, quando o órgão entrará em contato com o governo de Rondônia, onde demonstrará os encaminhamentos possíveis para a situação.