Em reunião convocada pelo Ministério Público de Rondônia nesta quarta-feira (20) para discutir a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Rondônia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou a ampliação do número de vagas nas unidades em hospitais de Rondônia. Conforme a Sesau, aproximadamente 30 leitos serão instalados onde atualmente funciona a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul em Porto Velho, em caráter temporário, até que sejam instalados 44 novos leitos no Hospital de Base e outros 30 no futuro Hospital de Urgência e Emergência.
A reunião foi conduzida pelas Promotoras de Justiça Luciana Nicolau de Almeida e Marlúcia Chianca de Morais e teve a presença do Conselheiro do Tribunal de Contas Paulo Cury, da Procuradora-Geral de Contas, Érica Saldanha, do Secretário de Saúde, Willames Pimentel de Oliveira, do Secretário-Adjunto Luiz Eduardo Maiorquim, bem como de técnicos da Sesau.
Na ocasião, Willames Pimentel explicou que estão sendo feitas modificações estruturais na UPA Zona Sul, tendo a Sesau adquirido equipamentos, dentre os quais ambulâncias de suporte avançado que ficarão alocadas em várias unidades de saúde para transferências necessárias à UPA.
A Secretaria, conforme garantiu o titular da pasta, também realizou treinamento de pessoal com técnicos do Incor, de São Paulo, para capacitar as equipes no uso dos novos aparelhos. Além dos leitos de UTI, a UPA oferecerá raio-x e exames laboratoriais.
Willames Pimentel relatou às Promotoras que, para atender a unidade de UTI, serão escalados alguns especialistas, fisioterapeutas e médicos, sendo alguns intensivistas.