As festas de finais de ano geralmente são marcadas por descontração e pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, fatores que podem gerar conseqüências negativas e drásticas, como acidentes de trânsito grave, agressões físicas, acidentes com fogos de artifícios, dentre outros. Muitas dessas ocorrências podem causar seqüelas neurológica irreversíveis, paraplegia, invalidez permanente ou perda de membros.
Diante da grande violência que foi registrada durante o feriadão das festividades natalinas tais como, 97 vítimas do trânsito, 11 baleados, 16 esfaqueados, 14 agressões físicas, quatro queimaduras e cinco mortes, o Pronto Socorro João Paulo-II conclama toda a população a realizar suas festividades de final de ano com responsabilidade, irmanados em um espírito de paz.
As várias formas de violência acaba deixando muitos mutilados em hospitais, famílias enlutadas pela perda de um ente querido, filhos órfãos, além de superlotar cadeias e hospitais. Muitas vidas que foram ceifadas em decorrência da violência do trânsito poderia ter sido evitada. Desejamos que esse movimento pela paz se estenda a todas as famílias rondoniense, onde possamos trocar felicitações fraternais pelas vitórias e realizações no ano que se inicia.