Fiero está em processo de falência dos valores institucionais, afirma empresário da indústria madeireira

A Fiero está em processo de falência dos valores institucionais, afirma empresário da indústria madeireirav

Fiero está em processo de falência dos valores institucionais, afirma empresário da indústria madeireira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A insatisfação empresarial pela forma com que a comissão eleitoral da Fiero está tratando os sindicatos filiados ao agir de forma obscura, em especial na condução do processo eleitoral da entidade, permite que a Federação “caminhe para a falência dos valores institucionais”, afirma Edmilson Matos Cândido, presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras de Rolim de Moura ( Simaron). A maior indignação de Edmilson e de vários outros representantes de sindicatos, é que o atual presidente da Fiero não permitiu, por meio de um processo democrático legítimo, que outros diretores com interesse em disputar a presidência da entidade colocassem seus nomes a disposição para apreciação “dentro de um pleito político legal”.
O Simaron é composto por várias empresas do setor da indústria de transformação da madeira entre indústrias de laminados, serrarias, indústria de compensados, móveis e madeiras beneficiadas em geral que estão sediadas em Rolim de Moura, Nova Brasilândia e Santa Luzia. Só em Rolim de Moura o setor movimenta mais de R$ 4 milhões de faturamento bruto.
Sindicato atuante na Fiero desde 2002, Edmilson Cândido lamenta terrivelmente que um processo que deveria primar pela democracia, ética e transparência como a eleição, tenha se transformado numa briga judicial, recheada de denúncias. “Vemos um processo eleitoral incongruente com os interesses da Fiero e do setor industrial que deve estar pautado na proteção, desenvolvimento, modernização e a preservação dos valores institucionais. Em função desse desvio, a busca pela permanência no poder coloca em risco a governança desta grandiosa instituição de representação e desenvolvimento da indústria do estado de Rondônia”.
Ele ainda complementa “é papel do Conselho Superior da Fiero tomar suas decisões e corrigir estes desvios começando do zero, acatando a demanda dos sindicatos e reiniciando o processo eleitoral, assim dando oportunidades e resgatando os desgastes que sofremos, respondendo para a sociedade que os homens e mulheres de bem que estão a frente da Fiero tem a responsabilidade, habilidade e consciência do seu papel para administrar estes conflitos. O momento é a Assembleia Extraordinária do dia 7 de dezembro.
Assembleia do dia 07 define rumos da Fiero
Na reunião extraordinária que acontece na próxima sexta-feira (07), na sede da Fiero, o Conselho dos Representantes vai votar se o pleito eleitoral que ocorreu na Fiero no dia 04 de outubro terá validade ou não. Por meio de chapa única e com diferença de dois votos a favor, Denis Baú reelegeu-se presidente da Federação. A convocação da extraordinária foi feita pela maioria dos 19 sindicatos que compõem a Fiero, pois eles entendem que o pleito eleitoral está cercado de irregularidades, conforme ação judicial proposta por 11 entidades na Justiça do Trabalho.
O Conselho dos Representantes tem soberania com poder normativo, portanto ele pode decidir a legalidade do pleito eleitoral independente da decisão Judicial, conforme o Artigo 26 do Estatuto da Federação.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS