A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – FIERO, não é somente um prédio em que sindicatos patronais são atendidos. O Sistema Indústria engloba uma série de outras ações em que os principais beneficiados são a Indústria e a população de um modo geral. Fazem parte do Sistema, o Serviço Social da Indústria – SESI, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI e o Instituto Euvaldo Lodi – IEL. Através dessas renomadas instituições acontecem cursos profissionalizantes, ações sociais, ações de saúde e de educação, de sustentabilidade e de responsabilidade com a sociedade em geral.
Diante desse cenário positivo, de bons serviços prestados à sociedade rondoniense e dos ataques sofridos pelo Sistema, na última semana, o Presidente do Sindicato da Indústria Gráfica do Estado de Rondônia – SINDIGRAF, Edson Carlos Coelho da Costa se manifestou em favor da sociedade e da classe falando o quanto esses trabalhos representam para Rondônia. “A FIERO tem procurado incrementar a Indústria do Estado com cursos profissionalizantes que atendem uma demanda de toda a sociedade brasileira que é a falta de mão de obra especializada. Exemplificando o setor gráfico, no mês de janeiro, o SENAI estará inaugurando o Núcleo da Indústria Gráfica, com o curso de impressor, que inclusive já esgotou as vagas oferecidas”.
Ainda segundo Edson, os ataques à Federação geram uma instabilidade, não só entre “os milhares de trabalhadores”, como foi propagado pela imprensa local, mas atinge diretamente toda a população de Rondônia beneficiada diretamente por suas ações. “Me pergunto o que está por trás dessas denúncias infundadas? Que interesses podem ter esses sindicatos que nem participam da FIERO? Eles deveriam é vir para dentro da Federação e ajudar. Ajudar no desenvolvimento de Rondônia. A Justiça já determinou que o processo está correto. Por que eles ficam tentando denegrir essa imagem? Ataques pessoais não levam a nada!”, explicou.
Em um desabafo, Edson ainda falou, “quem acaba prejudicado são todas as pessoas que utilizam os serviços do Sistema, pois tudo acaba se voltando para atender, para resolver uma situação que já está decidida pela Justiça. Jornal não resolve problemas deles. Quem resolve é o Conselho de Representantes. Se eles acham que podem contribuir, que comecem a participar das reuniões do Conselho”.
A 6ª Vara do Tribunal do Trabalho julgou a ação judicial de número 0000062-84.202.5.14.0008, interposta pela chapa concorrente no dia 06 de Março de 2012, que questionou a legalidade das eleições. O parecer foi favorável ao pleito efetivado, julgado como legal. O magistrado sentenciou que não houve nenhuma ilegabilidade, irregularidade, arbitrariedade ou abusividade no processo eleitoral da FIERO.