O caminho do sangue pelo corpo pode ser comparado ao trânsito de uma grande avenida: quanto mais carros e quanto menos velocidade, maior o caos. Pelas veias e artérias, de carona nesse liquido precioso, há minerais e vitaminas, e – sinal amarelo! – gorduras. O ponto de partida de boa parte delas é um só: a alimentação. Para garantir a boa circulação do sangue, invista em nozes, cereais, azeite, alho, frutas e verduras. Em contrapartida, reflita sobre os seus hábitos se você consome álcool em excesso, não abre mão da gordurinha da picanha ou da gema de ovo. Tudo isso pode provocar um “engarrafamento” que tem uma vítima só: o seu coração.
Amigos do peito
Veja porque estes alimentos são considerados protetores do coração
Abacate
Assim como o azeite de oliva, essa fruta é rica em gordura monoinsaturada. Essa substância ajuda a varrer do sangue o colesterol ruim, aumentando os níveis de HDL, aquele que é benéfico para a saúde.
Banana, couve e feijão
Ajudam a controlar os níveis de um dos vilões que provocam males cardiovasculares, a homocisteína. Esse aminoácido tende a entupir as artérias e veias, mas não tem vez quando há boas doses de vitaminas do complexo B passeando pela corrente sanguínea. Esses nutrientes estão nos exemplos acima.
Peixe
Especialmente aqueles de águas frias contém ômega 3, ácido graxo que diminui a agregação das plaquetas, partículas sanguíneas que formam coágulos e, assim, podem entupir os vasos sanguíneos. Também diminuem os níveis de gorduras como os triglicérides e o LDL, o mau colesterol. De quebra, esse nutriente age nos impulsos elétricos do coração, reduzindo o risco de arritmia.
Vinho tinto
Duas taças dele por dia (ou de suco de uva natural) fazem um bem danado ao músculo cardíaco. O segredo é um composto presente na casca da fruta, o resveratrol. Ele diminui a capacidade que o colesterol tem de se depositar nas paredes de vasos sanguíneos.
Dicas
A aveia é outro alimento que tem efeito anticolesterol. Seu segredo são as fibras solúveis, que levam embora parte da gordura da comida.
Saiba mais no “Arte na cozinha” um programa com dicas, curiosidades, receitas e bem-estar – de segunda à sexta as 11:00h da manhã na rádio boas novas AM 660 – com apresentação de Rosângela Souza