Combinando os alimentos certos no copo, é possível reduzir as taxas de colesterol e a pressão arterial. Manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e consultar o médico para fazer exames de rotina são medidas essenciais para prevenir problemas cardiovasculares. Além dessas recomendações, acrescentar sucos naturais na dieta é um hábito que potencializa a proteção ao coração, já que eles são compostos de alimentos capazes de controlar o colesterol e a pressão arterial. “As pectinas, gomas e mucilagens são fibras solúveis encontradas em frutas cítricas, aveia, maçã, cereais integrais e outros alimentos. Retardam a absorção do colesterol e da glicose durante a digestão e assim, reduzem o risco de doenças cardíacas”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio.
Reduzindo o colesterol
Ingredientes:
· 1 copo (250 ml) de água;
· 1 maçã pequena com casca picada;
· Raspas de casca de ½ laranja;
· 2 colheres (sopa) de farinha da casca de maracujá;
Modo de preparo:
No liquidificador, coloque a água, a maçã e as raspas de laranja e bata bem. Misture a farinha ao suco e beba logo em seguida, 1 vez por dia.
A casca do maracujá é rica em pectina, uma fibra solúvel que se liga a água e forma um gel durante a digestão, recolhendo parte das gorduras ingeridas e eliminando-as do organismo. Essa ação, além de reduzir o colesterol, é útil em dietas de emagrecimento.
Prepare em casa
Para fazer a farinha de maracujá, separe as cascas de 6 unidades da fruta (utilize a polpa para sucos, tortas e outras receitas), corte-as em tiras e coloque em uma fôrma. Leve ao forno médio, mexendo com uma colher de pau de vez em quando. Assim que as cascas estiverem secas, retire do forno e deixe esfriar. Bata no liquidificador e guarde em um pote escuro, com tampa, dentro da geladeira, por até 3 meses.
Saiba mais no programa ‘’Arte na Cozinha” – dicas, curiosidades, receitas e bem-estar – de segunda á sexta as 11:00h da manhã na rádio boas novas AM 660 – com apresentação de Rosângela Souza